Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
AilaneKuhn
Advisor
Advisor


Olá pessoal,

 

Neste post falaremos sobre os objetos de autorização que foram disponibilizados no Support Package 07 do TDF.

Foram criados os seguintes objetos de autorização:

 

  • /TMF/ECK01

  • /TMF/ECF01

  • /TMF/EQT01

  • /TMF/ECD01

  • /TMF/EFD01

  • /TMF/PCO01

  • /TMF/NFV01

  • /TMF/TOM03


 

A seguir, encontre mais detalhes sobre os objetos de autorização /TMF/EFD01 e /TMF/TOM03.

 

Esses objetos foram entregues já atrelados às roles padrões do TDF, que são as seguintes: /TMF/R_CONTROL, /TMF/R_FISCAL,  /TMF/R_CONTAB, /TMF/R_TRIBUT e /TMF/R_PESSOAL. Dentro delas, os objetos de autorização são entregues com todas as permissões possíveis, cabendo a quem for utilizá-las fazer as restrições desejadas.

 

Os objetos de autorização foram padronizados para atender obrigações federais e/ou estaduais. Portanto, alguns possuem o CNPJ, enquanto outros possuem a raiz do CNPJ como campos de autorização.

 

Vamos pegar como exemplo o relatório SPED EFD ICMS/IPI (transação /TMF/EFD). O objeto de autorização /TMF/EFD, que já existia no Support Package anterior, continua sendo utilizado para garantir acesso à transação. Já o objeto de autorização /TMF/EFD01 é novo e possui os campos CNPJ e Report Usage, como mostra a imagem abaixo:



Como consequência disso, é possível criar uma role onde um usuário pode executar o relatório para filiais específicas. Também é possível especificar que, para uma determinada filial, o usuário só poderá gerar rascunhos, por exemplo.

 

Um outro exemplo é o objeto de autorização /TMF/TOM03, conforme a imagem abaixo:

 



Com esse objeto, é possível restringir a visualização de arquivos gerados por CNPJ, limitar deleções e uploads. Dessa forma, é possível configurar o sistema para que o usuário seja responsável por uma obrigação fiscal específica (como o relatório SPED ECD, por exemplo), só podendo visualizar execuções dessa obrigação.

 

Mais informações sobre a relação entre os objetos de autorização e as roles você encontra em: http://help.sap.com/tdf_br_10 -> Application Help -> Authorization Checks for SAP TDF -> TDF Roles.

 

Em caso de dúvidas e/ou sugestões sobre documentação, entre em contato pelo seguinte email: globalizationdocu@sap.com.

 

Abraço,

 

Ailane

Time de desenvolvimento do TDF

1 Comment