Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
former_member275468
Active Participant
Olá pessoal,

Como muitos já devem saber, alguns Estados no Brasil (GO, BA, MG, RS and SE) adotaram uma nova fórmula de cálculo da Base de cálculo e fórmulas para o cálculo do DIFAL e ICMS ST relacionado a operações interestaduais de uso/consumo e ativos imobilizados. As demais regiões não alteraram este cálculo, portanto permanecem inalteradas.

No momento a SAP não disponibilizou nenhuma solução standard por não se tratar de um requerimento atendido por todas as regiões do Brasil. Dito isto, foi liberado uma BAdI na qual o cliente deve implementar sua própria solução para atender os cenários na qual efetua negócios.

Para o DIFAL temos as notas abaixo:

2394557 - DIFAL: BAdI for Recalculation of Base Value in Incoming Process for Consumption Goods or Assets
2408576 - DIFAL: BAdI for Recalculation - TAXBRA Calculation Procedure
2408577 - DIFAL: BAdI for Recalculation - TAXBRJ Calculation Procedure
2410487 - DIFAL: BAdI for Recalculation - Fixes for TAXBRJ Calculation Procedure
2414116 - DIFAL: ICMS DIFAL Tax Rate Is Being Calculated Wrongly

Foram criados os seguintes objetos:

New enhancement spot --> ES_J1B_DIFAL_RECALCULATION
New BAdI --> BADI_J1B_DIFAL_RECALCULATION
New class --> CL_J_1B_DIFAL_RECALCULATION
New interface --> IF_EX_BADI_J1B_DIFAL_RECALC

A nota 2394557 entrega somente a estrutura da BAdI BADI_J1B_DIFAL_RECALCULATION que pode ser usada tanto para TAXBRA como TAXBRJ.

O método na qual os clientes devem fazer seus desenvolvimentos em projeto é o 'RECALCULATE' que tem como parâmetros IS_DIFAL_RECALCULATION como entrada e CV_DIFAL_VALUE, CV_DESTINATION_BASE_VALUE e CV_DIFAL_RATE que podem ser alterados.

A nota 2408576 ajusta a classe CL_TAX_CALC_BR_MM método CALCULATE_ICMS_COMP para chamar, caso implementado, a BAdI da nota 2394557.
A nota 2408577 ajusta o código do módulo de função J_1BCALCULATE_TAXES para chamar, caso implementado, a BAdI da nota 2394557.

Para o ICMS ST temos as notas abaixo:

2407798 - Brazil: BAdI for Recalculation of ICMS ST Base and Amount in a Consumption Goods or Assets Process – High release
2410679 - Brazil: BAdI for Recalculation of ICMS ST Base and Amount in a Consumption Goods or Assets Process - Low release

2406621 - Extension Class for ICMS ST Customer Implementation - High release
2410687 - Extension Class for ICMS ST Customer Implementation - Low release

2407813 - Call ICMS ST BAdI in TAXBRJ Process - High release
2410981 - Call ICMS ST BAdI in TAXBRJ Process - Low release

2407805 - Call ICMS ST BAdI in TAXBRA Process - High release
2410968 - Call ICMS ST BAdI in TAXBRA Process - Low release

Foram criados os seguintes objetos:

New enhancement spot --> ES_J1B_EXTEND_TAXES
New BAdI --> BADI_J1B_EXTEND_TAXES
New interface --> IF_EX_BADI_J1B_EXTEND_TAXES
New interface method --> IF_EX_BADI_J1B_EXTEND_TAXES~ICMS_ST_RECALCULATE

Atualmente o código standard não permite nenhum recálculo no ICMS ST. A partir da implementação destas notas você poderá efetuar o recálculo na BAdI BADI_J1B_EXTEND_TAXES.

A nota 2407798 entrega somente a estrutura da BAdI BADI_J1B_EXTEND_TAXES que pode ser usada tanto para TAXBRA como TAXBRJ.

O método a ser utilizado para para os clientes criarem suas próprias regras de negócio é o ICMS_ST_RECALCULATE que possue como parâmetros IS_ICMS_ST_RECALCULATION como entrada e CV_ICMS_ST_BASE e CV_ICMS_ST_AMOUNT que podem ser alterados.

Thank you

Leonardo Brunetto
23 Comments
Olá Leonardo,

Obrigado por compartilhar essas informações, fiz a aplicação das notas e utilizei as BADIs criadas para alterar o cálculo para os nossos cenários de DIFAL (GO e PR), a pricing do pedido ficou perfeita, porém na comparação de preços na transação ME49, essas regras não se aplicam para a cotação.. apresentando os valores de forma errada, ou seja, diferentes do pedido criado.
Existe alguma solução para tratar esse problema para a transação ME49 também ?

Obrigado
soned_soned
Participant
0 Kudos
Boa tarde,

Apliquei as notas, só que no momento de liberar a request o SAP dispara o erro:

Object CINC CL_J_1B_DIFAL_RECALCULATION===CCAU is inactive

Alguém teve esse problema? Já tentei desaplicar e aplicar novamente a nota, mas não resolve.

 
gabi_sparis
Explorer
0 Kudos
Bom dia Leonardo,

Estamos tentando aplicar a nota  2407798, porém ela não está disponível, tem alguma previsão de liberação novamente?

 

Obrigada.

Gabriela
Former Member
0 Kudos
Estamos com o mesmo problema.
RodrigoSchwartz
Discoverer
0 Kudos
Estamos com o mesmo problema.

Aguardando a nota 2457131 ser liberada.
Former Member
0 Kudos
Olá Edson, conseguiu resolver? Estou com esse problema na data de hoje.
Eidelwein
Active Participant
0 Kudos
Ola Edson,

Qual a release do seu sistema?

Obrigada,

Patricia
0 Kudos
Boa tarde.

Alguém conseguiu resolver o erro Object CINC CL_J_1B_DIFAL_RECALCULATION===CCAU is inactive ?

 

Desde já, muito obrigada.
renatopereira
Participant

Prezados,
Estou num projeto em que entendem que o novo cálculo do DIFAL deve ser feito em processos de saída. Agora que o governo revogou a vigência do Convênio 52/2017 não vão mais fazer o novo cálculo do ICMS/ST mas sim um novo cálculo de DIFAL.
Só agora no início dos testes percebi que na verdade a BAdI do DIFAL foi definida só para processos de entrada.
Por favor, sabem me confirmar se haveria algum problema em utilizar a BAdI definida para o ICMS/ST para fazer o novo cálculo do DIFAL numa Ordem de Vendas?
Obrigado,
Renato Pereira.

 

renatopereira
Participant
0 Kudos
Prezados,

Já Consegui resolver o problema acima utilizando a BAdI Extend para o DIFAL em SD.

Porém agora estou com outro problema. Na minha Ordem de Vendas e Fatura é feito o recalculo de acordo com a minha especificação. Porém na Nota Fical (ICS3) o mapeamento pega o valor antigo, não recalculado. Vi que na tabela KONV também está o valor antigo.

Por favor, podem me dar algum direcionamento?

 

Obrigado,

Renato

 
0 Kudos
Boa tarde Edson,

 

Como vocês resolveram o problema da ativação (Object CINC CL_J_1B_DIFAL_RECALCULATION ===CCAU)?

Em todos os blogs não vi nenhuma solução para o problema.

Obriagado!

Flávio

 
0 Kudos
Boa tarde!

Conseguiram  resolver a questão da ativação?

Obrigado!

Att,

Flávio
0 Kudos
Olá Renato, desculpa a pergunta meio tardia, mas como ainda não está fechada a questão eu pergunto;

  • Como você resolveu essa questão?

  • Para determinar se a operação deveria ter recalculo do DIFAL, você fez alguma condição usando o NCM?

  • Me dá uma dica, por favor.

  • Estou com caso desse até entendi a nova conta, mas preciso de algumas dica de como vocês estão fazendo.

  • No meu caso tenho dois cenario; um o valor do DIFAL entra na nova base de calculo, o outro não, vamos limpar as bases para aplicar a aliquota do destino.


Desde Já te agradeço.
renatopereira
Participant
0 Kudos
Olá Ricardo,

Desculpe a demora mas só entrei hoje por acaso nesse site.

Na verdade o que lembro do meu caso foi que fizemos uma regra que se a ST fosse diferente de 0 (zero), não fosse o cálculo de Partilha (ex. tipo de clientes xpto) e ainda, para nos resguardarmos para cenários apenas do Brazil, apenas para as empresas xyz.

Espero ter ajudado.

 

Atte.,

Renato Pereira.
0 Kudos
Muito obrigado.
former_member602070
Discoverer
0 Kudos
Leonardo, a badi BADI_J1B_EXTEND_TAXES foi implementada no ambiente, mas ao tentar inserir a lógica do recálculo do ICMS ST, o ambiente está solicitando chave de acesso de desenvolvedor SAP.  Isto está correto?
0 Kudos
Ricardo,

Você pode informar qual BADI ou ponto você está usando para recalcular o DIFAL?

 

Obrigado,

Renato
0 Kudos
Olá Felipe, Sim está correto, pois isso é um desenvolvimento e deverá ser feito pelo user com esse perfil de acesso.

Desculpa a resposta tardia,
0 Kudos
BADI_J1B_EXTEND_TAXES implementei  o codigo de acordo com a regra passada pelo fiscal.

Fiz uma logica +- igual abaixo.


Base ST = Base ICMS / (Aliquota Interestadual)Novo Valor da BX40 = BX40 / (1- alíquota interna)DIFAL = BX40 * (Aliquota Interna – valor do ICMS interestadual)BX40 = BX40 / (1-BX44) (nova base do DIFAL)


 
0 Kudos
Ricardo,

Muito obrigado pela resposta. Irei avaliar esse ponto.

 

Abs,

Renato
0 Kudos
Boa Tarde, Senhores
Tivemos recentemente uma atualização de ICMS para o estado de Santa Catarina, aonde o governo para estimular a competitividade com os demais estado, reduziu a alíquota de 17% para 12%. Porém essa redução é somente para produtos com fins de industrialização, e não para itens de consumo.

Até ai sem problemas, pois fizemos os cadastros na J1BTAX, para buscar as alíquotas atualizada.

Mas ai é que vem o problema, quando eu tenho Difal para esses itens, o processo de calculo do Difal, é exatamente buscar a tabela geral dos estados para saber qual a alíquota interna daquele estado, então o SAP irá busca 12%, sendo que para os itens de consumo, ele deveria busca a alíquota de 17%.

Alguém poderia me dizer se tem algo standard para contemplar esse processo, ou precisamos usar Badis para customizar esse ponto especifico para Santa Catarina?

att

Denis

 

 

 

 
terp_michael
Participant
0 Kudos
Olá Renato e Ricardo,

Pode me dar mais detalhes? A nossa empresa também endenta que tem que recalcular o DIFAL na saída, que faz sentido.

Solicitei uma recomendação á SAP, mas me refere a este thread. Como alternativa me pede abrir uma solicitação no SAP request.

Estou procurando onde implementar o recalculo do DIFAL. Temos o class CL_TAX_CALC_BR e method CALCULATE_ICMS_PARTILHA, más será uma modificação mexer no método.

Abs

Michael
0 Kudos
Eu estou com o mesmo problema, vc conseguiu resolver ? se sim, precisou de novas condições ? desenvolvimento abap ?

Obrigado !

 

Leandro Salgueiro