cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Estorno de Devolução - NF Cliente

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Estou com uma situaçã onde foram criadas devoluções com nota fiscal do cliente, processo de SD, porém, a numeração que nesse caso é informada manualmente, não ocorreu, ou seja a nota foi para o monitor em branco. Agora existe a necessidade de estorná-las para que haja a devida numeração das mesmas e quando tentamos fazer isso, via VF11, a ação é cancelada e o faturamento de estorno, que é gerado num primeiro momento, é estornado logo em seguida. Localizando o log de erro através da SM13, encontramos a seguinte mensagem:

Módulo de função J_1B_NFE_UPDATE_ACTIVE

Status Atualização cancelada

Report LJ_1B_NFEU11

Linha 50

Texto erro

J1B_NFE 020: Erro BD: falhou inserção NF-e c/chave 9500058918 1, 1 2,

&3 em J_1BNFE_HISTORY

Essas notas não tem necessidade de serem validadas junto à SEFAZ, e pelo que entendi o fato de elas não estarem numeradas é o que está gerando esse erro. Existe alguma maneira de estorná-la sem numerá-las???

Grato,

Alessandro Botignon

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Alessandro,

É provável que até tenha sido "numerada", porém não consegui também atualizar devido a este erro na J_1BNFE_HISTORY em um outro dia, só por curiosidade veja se acha no dia que foi criada/numerada um registro na SM13 (talvez tenha não exista por ter sido excluído os logs antigos).

Pra solucionar você precisa criar um registro na J_1BNFE_HISTORY, verifique que deve ter um COUNTER "pulado" para alguma chave primária e isto faz com que a nova history conflite com uma existente.

A lógica da gravação é "número de registros" da chave, agora imagine que foi salvo o counter 000, counter 002 e o conter 001 deu algum erro na atualização e não foi salvo.... qualquer histórico novo não vai conseguir ser gravado pois o sistema irá tentar gravar em 002 que é o número de registros existentes na tabela.

Tem também a situação de estouro quando o counter chega a 999 que dá o mesmo erro, aí já não foi um erro na atualização mas algum erro de processo que tentou fazer o mesmo HISTORY repetidamente.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Fernando!!!

Nesse processo a numeração é feita "na mão", explico: o usuário informa em nível de cabeçalho da ordem de vendas, no campo "referência" dentro de "contab. financeira" o nr. externo da nota fiscal do cliente que está devolvendo a venda para a empresa. Ao se faturar essa devolução o sistema deveria ir na ordem de vendas e cravar no campo "referência" do faturamento o mesmo nr. que foi informado na ordem de vendas. Quando o processo é feito dessa forma, a numeração que é informada na ordem de vendas vai para o faturamento e consequentemente para o monitor. Os documentos que tenho e que não ficaram com a numeração informada no monitor, só existem devido a um erro de customização do controle de cópias. Acaba sendo um processo "cego", pois nesse caso o documento de devolução não é validado junto à SEFAZ. E, me corrija se eu estiver errado, mas os processos que vão para o monitor e que não são validados junto à SEFAZ, não ficam registrados na "J_1BNFE_HISTORY". Lembrando que trata-se de uma devolução com Nota Fiscal do cliente (numeração externa), assim sendo, em princípio ela já foi validada em sua saída. Esses processos, no monitor, acaba gerando uma única linha em seu histórico com a informação de "Mont.aut." e "não enviada", e o processo "morre" aí. Porém esse doc.num. fica registrado na "J_1BNFE_ACTIVE", o que eu acabei testando e funcionou, foi forçar na "J_1BNFE_ACTIVE" o número externo da DANFE, informado na ordem de vendas e, a partir daí, consegui finalizar o estorno. Você acha que esse procedimento pode ter alguma maior impacto???

Grato,

Alessandro Botignon

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Alessandro,

Estou um pouco incerto do seu cenário por isso prefiro me omitir quanto ao certo ou errado.

Sobre a J_1BNFE_HISTORY ele terá conteúdo a partir do segundo "change" na J_1BNFE_ACTIVE. Sendo assim:

primeira vez - cria o registro na active

a partir da segunda em diante - move o da active pra history e atualiza a active

Detalhes na função J_1B_NFE_UPDATE_ACTIVE (ou um nome parecido)

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Fernando,

Estarei adotando esse procedimento, até que o ajuste para a devida numeração das notas suba para produção. Estarei encerrando essa thread.

Grato,

Alessandro Botignon