Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
former_member183497
Active Participant

Olá, pessoal!

Demorou, mas finalmente foi publicada a documentação oficial do ICMS Partilha, mudança legal que tivemos ano passado e entrou em vigor em janeiro deste ano :shock: .

Abaixo os links para o Help Portal e um breve resumo de cada um dos tópicos:

ICMS Partilha:

Desde janeiro de 2016, todas as operações interestaduais deverão ter o valor correspondente ao ICMS partilhado entre os estados de origem e destino. Acesse esse link para entender o que foi exatamente essa mudança legal e o que ela representa nas suas operações. Além disso, é explicado as modificações que ocorrerão no percentual da partilha até 2019. Você também pode encontrar aqui, a postagem feita no final do ano passado sobre a Emenda Constitucional.

Special Fund:

O Fundo de Combate e Erradicação à Pobreza é um percentual acrescido no valor total do imposto, que é destinado ao auxílio de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social.

Customizing Settings for ICMS Partilha:

Antes de utilizar o ICMS Partilha, é fundamental customizar as funções através da view variant J_1BTPARTILHA (Define ICMS Partilha) e da BAdI BADI_J1B_ICMS_PARTIL (BAdI: ICMS Partilha - EC87/15).

Tax Types for ICMS Partilha:

Tax types utilizados em cada operação de saída de mercadoria (Sales and Distribution - SD), conforme especificações legais.


Customizing for ICMS Partilha (MM):

Siga os passos descritos na documentação para fazer o cálculo do ICMS Partilha, na entrada de mercadorias. Uma vez feito isso, o cálculo será feito automaticamente.

Customizing for ICMS Partilha (SD):

Siga os passos descritos na documentação para fazer o cálculo do ICMS Partilha, na saída de mercadorias. Uma vez feito isso, o cálculo será feito automaticamente.


ICMS Partilha in Electronic Nota Fiscal (NF-e):

Veja a classificação para cada cenário do ICMS Partilha, aplicado na NF-e de entrada e saída: ICMS-D (ICMS pago pelo estado de destino), ICMS-O (ICMS pago pelo estado de origem) e ICMS-F (valor destinado ao Fundo de Combate e Erradicação à Pobreza).


ICMS Partilha Exemption:

Use o checkbox de isenção de ICMS Partilha para descontar o valor previamente calculado do total da nota fiscal, tanto para o estado de origem, quanto de destino.

Acesse a documentação no Help Portal e não deixe de dar seu feedback, no campo no final da página. Isso nos ajuda a melhorar cada vez mais a qualidade da documentação :smile: .

Abraço,

janaina.ferreira