Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodrigofeula
Active Contributor


A cada nova versão ou PL do SAP Business One, correções e novas funcionalidades estão sendo liberadas.

 

A primeira que encontrei na PL03 do SAP Business One 9.2 é uma nova funcionalidade chamada "Alias de menu para pesquisa", a nova funcionalidade parece algo tolo, mas pode ser muito bem utilizada para padronizar a execução de transações. Para os usuários que executam determinadas transações com frequência, esta funcionalidade pode otimizar bastante o trabalho.

 

A funcionalidade foi implementada pela nota: 2300353 - You can now use menu aliases for searching menus

 

Mas enfim, vamos entender como ela funciona na prática.

 

Exemplo 1 - Acesso rápido para "Selecionar Empresa":

 

1º passo - Configuração

 

Para acessar a nova funcionalidade:

=> Administração > Inicialização do sistema > Alias de menu para pesquisa

 

Conforme print abaixo, todas as transações existentes no sistema podem ser visualizadas na lista constante na aba "Configuração de alias".

 

Neste exemplo associado o código "11" para o menu "Seleção da empresa" e associado o código "1" ao "Cadastro do parceiro de negócios", depois de definir os códigos o usuário deverá clicar em "Atualizar" para salvar as opções.

 



 

2º passo - Utilizando a funcionalidade

 

Depois de definir os códigos para determinadas transações, o usuário poderá acessar a transação de forma simplificada através do "Campo de pesquisa", nosso "Google do SAP" (piada).

 

Ao digitar o código 11, será apresentada a transação "Selecionar a empresa"



 

Exemplo 2 - Acesso rápido ao "Cadastro de Parceiro de Negócios":

 

Para apresentar mais uma vez a funcionalidade, atualizei o "Apelido" para a transação "Cadastro do Parceiro de Negócios" com o código "CPN", então nos próximos prints vamos definir o novo código e executar a transação "CPN" através da pesquisa menu.

 



 



 

 

Opções extras:

 

Além da opção de definir códigos para transações, é possível exportar estas configurações e importar em outras bases de dados, ou seja, com isso é possível definir uma manual para execução de transações em várias empresas de um grupo empresarial, exportar as configurações e executar de forma igual em todas as empresas.

 



 



 



 

Espero que tenham gostado desta nova funcionalidade.

 

Não deixem de registrar seu feedback.

 

Abraços,

Rodrigo da Costa Feula
#SBOBR #B1BR

1 Comment
Labels in this area