Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
yurisl03
Explorer
797
Este é um texto repleto de questionamentos e algumas respostas, porém vou tratar o assunto do título de maneira superficial, pois a intenção desta postagem é fomentar a vontade de desenvolvimento pessoal e não entregar respostas para temas que podem se aprofundar em páginas e mais páginas de bibliografias reconhecidas mundialmente como a publicação “Design Thinking de Tim Brown”, ou horas de vídeos em TED Talks, Youtube e até mesmo no Netflix onde o assunto é tratado.

Antes de responder ao questionamento do título, primeiramente, deixe-me apresentar, meu nome é Yuri Suchodko de Lima, formado em propaganda e marketing, já trabalhei com qualidade ISO9001, já tive agência de publicidade e trabalhei em empresas de diversos segmentos antes de me tornar consultor certificado em SD (desde 2012), além da academia SD, Concluí treinamentos em ABAP, LES e Logistics S/4HANA.

Este último me motivou a criar este texto, esta é minha primeira publicação neste fórum.

A ideia não é falar sobre quem sou, até mesmo porque meu cv está no Linkedin, grande parte dos meus amigos estão no Facebook e publicações mais recentes das minhas corridas de triathlon e outras bobagens que faço em meu instagram.

Vamos falar um pouco sobre design Thinking e porque isto é importante para nós consultores SAP.

O Mundo está diferente, metodologias ágeis são a “onda” do momento e estão dominando o mercado de projetos não somente em tecnologia, e a SAP, empresa detentora do maior e melhor ERP do mercado não poderia ficar de fora.

Quem está no mercado SAP como consultor, já deve saber que a SAP suportará o ERP até 2025. Não há previsões de atualização a curto prazo, o Foco da companhia está em S/4HANA.

E o que o design Thinking tem a ver com isso?

Design Thinking não é somente colar post its coloridos em paredes, é uma das metodologias ágeis que é totalmente aderente ao modelo de implantar o S/4HANA com FIORI.

É um método sem regras muito rígidas, baseado no processo criativo utilizado por designers, traduzindo ao pé da letra, de maneira sucinta e superficial, é a estrutura utilizada no “pensando em um desenho”

Em resumo, a metodologia Design Thinking atua no seguinte ciclo:

Emphatize > Define > Ideate > Prototype  > Test

Traduzindo e resumindo:

Empatia: Basicamente é o entendimento do público que você irá atender, levantamento de informações sobre as atividades que os usuários realizam em seu cotidiano.

Definição: Trata-se de definir os processos adequados, o entendimento dos problemas e dificuldades encontradas na fase anterior

Idealização: Aqui entram os post its, são realizados os brainstorms(chuva de palpites), evitando julgamentos e sem cortes das opiniões alheias para encontrar as soluções para os problemas encontrados nas fases anteriores.

Protótipo: Aqui a solução começa a tomar forma, protótipo pode ser  um documento, um modelo e você passa a conhecer e utilizar o Build, uma ferramenta maravilhosa onde é possível criar protótipos e demostrar ao usuário antes da entrega da solução.

Teste: Sim, teste. Este ciclo está concluído, vamos ver se o que foi desenhado funciona na prática, se estiver tudo OK, suba para produção e comece um novo ciclo.

Simples assim e muito mais rápido do que estamos acostumados, estou falando em ciclos rápidos, com duração de semanas a poucos meses.

Isto é tudo lindo e funciona desde que haja entendimento que ao comprar a solução não está adquirindo somente um sistema, sim as melhores práticas e processos adequadas um sistema. Existirão melhorias e adequação a particularidades de processos, mas a ideia é agilizar as entregas, pois clientes não querem e não podem mais esperar meses, anos para começar a visualizar as soluções adquiridas e que as vezes não são aderentes às necessidades do cliente.

Com toda essa mudança para o S/4HANA, as soluções, entregas e projetos serão mais curtos com mais entregas.

Se você, consultor SAP quiser saber mais sobre o Design Thinking, conhecer o Build e entender como construir protótipos, poderá realizar o curso gratuito na OpenSAP o nome do curso que fiz lá e trata sobre o tema é: Design Your First App with Build*
5 Comments
Labels in this area