cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SAP Netweaver versus Netweaver CE

marcelo_sehnem
Explorer
0 Kudos

Estou traduzindo essa questão do fórum em inglês e como a pessoa que postou parece ser brasileira, espero que possamos ajudá-lo.

Uma questão simples porém importante:

O Netweaver Composition Environment é o sucessor do Netweaver 7.x ou é uma ramificação da plataforma e eles co-existem? O Netweaver CE é um superset do Netweaver? Isto não está claro para mim.

No menu do SDN, SAP Netweaver está abaixo de "Main releases". Netweaver Composition Environment é um item a parte.

Aplicações Composite acessam funcionalidades existentes através de interfaces de serviço. O SAP NetWeaver Composition Environment 7.1 proporciona um conjunto de ferramentas para desenvolver, rodar e gerenciar de maneira eficiente aplicações "Composite" usando SAP Enterprise SOA. Foi construído sobre tecnologias que foram melhoradas e integradas para prover uma boa funcionalidade e flexibilidade. Entre elas:

SAP NetWeaver Developer Studio for service creation and provisioning

SAP NetWeaver Application Server for Java

Service Registry and repository for service management

SAP NetWeaver Business Process Management (with Enhancement Package 1) and Guided Procedures for process modeling

SAP NetWeaver Business Rules Management (with Enhancement Package 1) for rules modeling

SAP NetWeaver Visual Composer for UI modeling

SAP Composite Application Framework for Java business object modeling and service abstraction

Muito obrigado!

View Entire Topic
0 Kudos

Olá,

Uma das principais diferenças que eu vejo da versão CE pra anterior é em relação ao Visual Composer que pude trabalhar no ano passado. Na versão CE essa ferramenta vem com uma série de diferenças na sua arquitetura que afeta diretamente os conceitos básicos de modelagem da ferramenta:

- Uso do DTR pra persistir os modelos criados no VC.

- Habilidade de compartilhar e reusar outros modelos incorporando outros "UI Building Blocks" feito em Java Web Dynpro por exemplo. Assim é possível embutir dentro de um painel do VC um DC de Java WD que tenha sido construído pra um outro caso de uso. Tudo isso porque o VC aderiu ao SAP's component model

- Permite uma integração muito mais efetiva com Guided Procedures.

- Gerenciamento do clico de vida usando NWDI.

Outra diferença da Composition Environment pra anterior é em relação ao NWDS (Studio). Enquanto a versão 7.0 é baseada no Eclipse 2.0 a versão 7.1CE baseia-se no Eclipse 3.1.

Pro meu desapontamento, uma coisa que não senti muita diferença, apesar de ter ouvido promessas de que a versão CE traria muitos ganhos em relação à performance durante o clico de vida do desenvolvimento: geração-código / build / deploy / gerenciamento do código-fonte, essas promessas não foram cumpridas. Continua demorado igual.

Na versão 7.0 o uso do DTR dentro do studio é bem mais lento. Qualquer coisa que precise ser feito no CAF leva muito tempo. Existe uma porção de arquivos XML que precisam ser sincronizados toda vez que uma alteração é feito no meta-dado tendo então que resincronizar os arquivos que estão na track de desenvolvimento pelo DTR. Na versão 7.1CE eu não sentia essa lentidão.

Na última TechEd em Las Vegas foi apresentada a versão Enhancement Package da versão CE que traz muitas outras melhorias. À conferir...

Abraço!

Felipe.

SAP CustDev Brasil.