cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SAP Netweaver versus Netweaver CE

marcelo_sehnem
Explorer
0 Kudos

Estou traduzindo essa questão do fórum em inglês e como a pessoa que postou parece ser brasileira, espero que possamos ajudá-lo.

Uma questão simples porém importante:

O Netweaver Composition Environment é o sucessor do Netweaver 7.x ou é uma ramificação da plataforma e eles co-existem? O Netweaver CE é um superset do Netweaver? Isto não está claro para mim.

No menu do SDN, SAP Netweaver está abaixo de "Main releases". Netweaver Composition Environment é um item a parte.

Aplicações Composite acessam funcionalidades existentes através de interfaces de serviço. O SAP NetWeaver Composition Environment 7.1 proporciona um conjunto de ferramentas para desenvolver, rodar e gerenciar de maneira eficiente aplicações "Composite" usando SAP Enterprise SOA. Foi construído sobre tecnologias que foram melhoradas e integradas para prover uma boa funcionalidade e flexibilidade. Entre elas:

SAP NetWeaver Developer Studio for service creation and provisioning

SAP NetWeaver Application Server for Java

Service Registry and repository for service management

SAP NetWeaver Business Process Management (with Enhancement Package 1) and Guided Procedures for process modeling

SAP NetWeaver Business Rules Management (with Enhancement Package 1) for rules modeling

SAP NetWeaver Visual Composer for UI modeling

SAP Composite Application Framework for Java business object modeling and service abstraction

Muito obrigado!

View Entire Topic
henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Essa é uma discussão interessante.

Podemos aproveitar a oportunidade para compartilharmos nossas visões e opiniões.

Na minha visão, o que muda do NW 04s/7.0 para o 7.1 é que antes, o NetWeaver era apresentado como um bloco "único", contendo diferentes aplicações que atenderiam, cada uma, cenários especificos: cenarios de integracao (XI), user interface (Portal), composicao de aplicacoes (CAF) etc. Uma suite de aplicações "web 2.0" que complementariam o Business Suite (ERP, CRM, SRM, SCM etc.)

Já com o 7.1, temos os diferentes "grandes blocos" de funcionalidades apresentados como produtos separados em específico, sendo eles completos em sua funcionalidade mas ainda assim integráveis com os demais produtos da plataforma. Em vez de uma suite de produtos, o NetWeaver passou a designar de fato a plataforma, e os produtos em separado são apresentados na camada acima da plataforma. E note que essa quebra de paradigma não ocorre apenas para os produtos na plataforma 7.1, mas mesmo para os demais produtos houve essa "propagação de filosofia"; vide o próprio Business Suite, onde por exemplo o ERP 6.0 diz-se que "runs over SAP NetWeaver".

Nesse contexto, o CE é "o" ambiente de desenvolvimento de aplicações SAP. Integraram a grande maioria das IDEs espalhadas pelos produtos do NetWeaver dentro do CE (Developer Studio + CAF + VC + BPM etc.), e a tendencia é que os demais produtos que ainda não foram incorporados, que venham a ser no futuro (por exemplo, IDEs do XI). E falo ambiente de desenvolvimento e não interface (IDE), pq além da interface o CE traz todo o runtime necessário para teste e validação das aplicações.

Abraços,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Olá Pessoal,

Um outro ponto onde temos uma evolução muito grande em relação ao 7.0, é o fato do CE ser baseado em JEE 5, incluindo aderência as diversas tecnologias Open Source no mercado.

Outro ponto é a utilização de JPA, na versão 7.0, os Business Objects do CAF eram baseados em JDO, atualmente os mesmos são baseados em JPA.

Na parte de Web Dynpro, foi criada a opção de importar um EJB diretamente, sem necessidade de criar uma Classe Java (Command Pattern). Pra quem desenvolve não somente acessando RFCs, é uma "mão na roda".

[]'s

Isaías Barroso

Belo Horizonte - MG