Às vezes é bom ter cautela nas previsões.
No SAPPHIRE NOW no ano passado, o co-CEO da SAP Jim Snabe disse que em 5 anos tudo ia estar na nuvem. Doze meses depois, parece que o período encurtou de forma considerável.
Alguns dias antes do começo do SAPPHIRE NOW edição 2013, a SAP anunciou a plataforma na nuvem SAP HANA Enterprise Cloud. Ontem, em conferência de imprensa, o vice-presidente de Inovação da SAP América Latina & Caribe, Luis Cesar Verdi, disse aos jornalistas que o SAP HANA na nuvem estará disponível na região no começo de 2014.
Snabe mencionou o tema em sua apresentação desta manhã no SAPPHIRE NOW. “A primeira etapa do SAP HANA foi revolucionar a inteligência de negócios e a business warehouse. Depois colocamos o SAP Business Suite completo no SAP HANA; e agora acabamos de anunciar SAP HANA Enterprise Cloud”.
Do que se trata essa oferta? Em poucas palavras, o que a SAP está fazendo é combinar o poder do tempo real com a simplicidade da nuvem.
- Os clientes tem a opção de implementar suas aplicações como desejam – e inclusive ter uma versão híbrida. As opções de implementação incluem: on-premise, nuvem pública, “managed cloud” (ou seja SAP HANA Enterprise Cloud) e nuvem aberta (com licença cross).
- Os clientes que têm uma licença do SAP HANA podem levá-la à nuvem. Os preços se baseiam na capacidade da assinatura mensal de serviços (SAP também oferecem serviços para aplicações “personalizadas”).
- Isso elimina muitas das dores de cabeça associadas com as implementações e faz desaparecer o problema dos clientes que gostariam de implementar SAP HANA mas não tinham espaço suficiente em seus centros de dados.
Fonte:
http://scn.sap.com/community/spanish/blog/2013/05/15/el-tiempo-real-llega-a-la-nube