cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Read only

NFE 10.0 SP 32 Responsavel Tecnico do sistema

5,321
Após a aplicação das notas referente as alterações da NT 2018.005, não encontramos o local onde deverá ser armazenado os dados do Responsavel tecnico pelo sistema, gostaria de saber se essa informação deverá ser tratada via BAPI ou a SAP, na nota entregou o lugar específico de cadastro do responsavel tecnico?

Uma outra dúvida, qual o canal de comunicação apropriado que eu deve utilizar para obeter os dados da sap como responsavel tecnico do GRC-NFE?

Obrigado

Gustavo

Accepted Solutions (0)

Answers (15)

Answers (15)

former_member182114
Active Contributor

Bom dia Gustavo,

A informação deve ser preenchida na BAdI J_1BNF_ADD_DATA => ADD_DATA estrutura ES_TEC_RESP.

Como destino será persistida na tabela J_1BNFE_TEC_RESP, uma por documento.

Entregue por SAP Note 2747190 - NF-e Technical Note 2018.005

Atenciosamente, Fernando Da Rós

0 Kudos

Obrigado Fernando,

Mas, qual o canal de comunicação apropriado que eu deve utilizar para obeter os dados da sap como responsavel tecnico do GRC-NFE?

Abraços

Renan_Correa
Active Contributor

Oi Gustavo,

A SAP divulgou na ASUG que a análise legal deles é que a SAP não é o responsável técnico para ser informado no XML. Sei que este tópico é polêmico e ainda está sendo discutido, mas essa é a última posição oficial.

att,

Renan Correa

frank_castro
Newcomer
0 Kudos

Boa tarde,

a tag <hashCSRT> já é preenchido pelo método DETERMINE_TECHNICAL_RESP da classe CL_J_1BNFE_TEC_RESP_SERVICE.

rodrigoluiz_hoffman
Participant
0 Kudos

Pessoal, vocês repararam que agora há uma tab "Technical Responsible" em alguns tipos de NF? Não consegui encontrar a "regra" para que ela apareça, alguém já viu isso? Pelo que entendi, a orientação principal é preencher o responsável técnico via BADI, então não entendi muito bem o propósito desta tab...

Obrigado, abraço a todos!

matheus_caldeira
Participant

Rodrigo, bom dia.

Essa aba, pelo que eu entendi, aparece para todo tipo de nota fiscal de saída. Inicialmente eu achei que serviria para preencher essas informações no XML quando fosse criada uma Nota Fiscal Writer, mas fiz o teste e essas informações não estão indo para o XML nesse caso não, o máximo que o sistema está fazendo hoje é gravar essas informações na tabela J_1BNFE_TEC_RESP.

Você já tem ideia de como vai fazer para preencher via BAdI? Eu tentei pelo método FILL_HEADER da CL_NFE_PRINT, mas sem sucesso, devo estar esquecendo alguma coisa! Para teste, coloquei o código abaixo (para minha filial do PR) e o arquivo XML continua saindo sem essas informações. Se alguém tiver alguma ideia e puder ajudar, fico muito grato.

MOVE 'SAP Product Engineering' TO out_tech_resp-x_contato.

MOVE '01861489000400' TO out_tech_resp-cnpj.

MOVE '11 5503 2400' TO out_tech_resp-fone.

rodrigoluiz_hoffman
Participant
0 Kudos

Obrigado matheus.caldeira !

Estamos enviando as notas base da NT 2018.005 para a Produção por enquanto, assim que estiverem ok, vamos retomar o ponto, mas acredito que vou tentar através da BADI J_1BNF_ADD_DATA...

Assim que fizer alguns testes compartilho o resultado.

Abraço!

matheus_caldeira
Participant
0 Kudos

Boa tarde.

Alguém já finalizou a aplicação de todas as notas?

Eu finalizei e fui criar uma nota writer para testar essa questão do Responsável Técnico. No meu caso está gravando as informações na tabela J_1BNFE_TEC_RESP, mas não está mapeando nada para o XML, será que mesmo no caso das Writer vamos ter que mapear para o xml "manualmente"?

Obrigado, Matheus

matheus_caldeira
Participant
0 Kudos

Boa tarde!

Sinceramente estou sentindo um jogo de empurra. No final, a SAP lançou um monte de nota, mas cada empresa vai ter que criar uma tabela Z e preencher os XMLs com a informação dessa tabela, não vejo porque a SAP não disponibiliza essa solução e padroniza para todo mundo, já que é uma obrigatoriedade do SEFAZ. E concordo com alguém que comentou que a tabela por DOCNUM não vai ser pra nada além das Writer, não era mais fácil ter criado a solução que atendesse as empresas?

Só mostrando um pouco da minha indiginação, pois toda empresa paga uma grana alta de manutenção para ainda ter que se preocupar com isso, contratar consultoria e ter mais gastos quando não tem alguém apto a criar a solução.

Obrigado, Matheus.

0 Kudos

Oi pessoal

SAP divulgou o seguinte não relacionado ao responsável técnico: 2780735 NF-e Technical Note 2018.005 - Technical Responsible

Mas a informação é apenas para o Paraná e para outras UF que necessitem de um grupo técnico responsável, informe seu departamento de TI como responsável.

Vocês sabem se podemos preencher as informações da empresa?

Andrea

0 Kudos

Pessoal,

A SAP liberou hoje orientações para o preenchimento do Responsável Técnico na nota 2780735 - NF-e Technical Note 2018.005 - Technical Responsible

Eu vi a nota 2780735 na qual a SAP disponibilida os dados para cadastro para a UF = PR. Não deveria ter código do CSRT?

Já as tags <idCSRT> e <hashCSRT> realmente não serão exigidas por nenhum estado por enquanto, já que nenhuma SEFAZ criou portais para cadastro e obtenção deste código por parte das Software Houses.

No entanto, fomos informados de que ainda não há definição geral sobre esta obrigatoriedade. Por isso, tentamos contato com a Secretaria da Fazenda de cada estado para obter um posicionamento oficial.

FONTE: https://blog.tecnospeed.com.br/informacoes-do-responsavel-tecnico/

Former Member
0 Kudos

Oi pessoal, boa noite.

Alguém tem alguma novidade sobre o responsável técnico?

0 Kudos

Boa tarde pessoal!

Abri um chamado na SAP, solicitando informações sobre o responsável técnico. Segue a resposta da SAP para ajudar vocês um pouco sobre esse assunto.

Resposta:

Olá

O preenchimento das informações do Responsável Técnico ainda é uma questão polêmica entre as empresas contribuintes e provedoras de software. Além disso, como Secretarias de Fazenda não estão preparadas. Inclusive o governo publicou a versão 1.20 da Nota Técnica, suspendendo a responsabilidade pela informação do Código de Segurança do Responsável Técnico - CSTR. Outros campos de identificação para os validados para os estados AL, AM, MS, PE, PR, SC e A partir de 07/05/2019. Para obter mais informações, a verificação será implementada futuramente.

O nosso ponto de vista social é uma organização que não é capaz de obter informações sobre a empresa. Há uma política de penalização por uso indevido dos servidores de NF-e, que é uma variável de notificação ao processo de declaração de documentos. No entanto, a SAP não pode controlar / ter um conhecimento sobre a empresa e nem a sua base de dados.

Haverá uma reunião com o Governo no dia 08/04 e este tópico está na pauta. Acredito que a orientação será esclarecida. Possivelmente retomaremos uma ação junto ao nosso jurídico. Por enquanto, o nosso posicionamento não é um técnico técnico.

SAP Note 2415957 FAQ do layout da NF-e do Brasil 4.00.

Obrigado

Leonardo
SAP Product Support

0 Kudos

Olá pessoal.
Ainda sobre o tema do responsável técnico.
Aqui temos 2 empresas e 2 SAPs´sendo que um deles está na versão 600 e outro 606.
Analisando as notas entregues pela SAP vi que para a versão 606 a tabela J1B_NF_XML_TEC_RESP foi entregue, porém na versão 600 não foi. Pelo que entendi só não teremos essa tabela STD na 600, e nesse caso, vamos precisar criar uma tabela Z para gravar os dados transacionais nota a nota. Alguem está passando por esse mesmo caso?
Em relação ao "cadastro" do responsável técnico está claro que cada cliente terá que desenvolver sua própria solução, via tabela Z ou fixo dentro do programa.
Obrigado.
Moreno.

Former Member

Alexandre,boa tarde. Tudo bem?

Estamos aplicando as notas da NT em um ambiente na versão 600 e muitas notas não são aplicáveis para ele, somente acima de 605.

Vocês estão fazendo tudo manualmente para criação dos objetos ou a SAP tem notas para este ambiente?

Olá Fábio.
Para o ambiente onde a versão é a 600 já aplicamos as notas todas e o ABAP criou os objetos. Existe a necessidade de criar a tabela Z de cadastro do Resp Tec assim como a tabela transacional, onde os dados do Resp Tec são atribuídos ao DOCNUM. A SAP nao entregou isso.

Como não testamos o ambiente 600 ainda não sei o que nos espera. Provavelmente teremos ainda muitas suspresas.

Former Member
0 Kudos

Muito obrigado pelas explicações !!

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

Esta tabela é a transacional, ela será uma para cada nota fiscal porém não há um customizing / preenchimento automático.

O preenchimento na versão entregue é via BAdI (ADD_DATA e CL_NFE_PRINT) e lá fazer sua regra seja estática ou lendo de algum lugar como uma tabela Z como o Renan comentou. A exceção é o campo hashCSRT que será calculado pelo standard.

Quanto ao responsável técnico em si, este ponto também tem diferentes entendimentos e a SAP entende que não é o responsável técnico.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Olá Renan, muito obrigado pela informação que pra mim é totalmente uma novidade. Mas então para que serve esta tabela J_1BNFE_TEC_RESP? Ela serve somente para NF Writer quem sabe? Existe algum material da SAP informando estes detalhes?

Obrigado novamente.

Former Member
0 Kudos

Mas onde cadastramos as informações do Responsável Técnico? Existe uma nova entrada no IMG para isso? e conforme a NT, deve ser um Resp. Tecnico por UF... Isso que não conseguimos saber..

Renan_Correa
Active Contributor

Oi ,

A SAP não entregou uma tabela de configuração para cadastrar essa informação, então voces podem cadastrar via tabela Z ou utilizar uma regra de BRF+ para determinar a informação de acordo com a UF mapeando via BAdI.

att,

Renan Correa

Former Member
0 Kudos

Bom dia, mas onde estas informações deverão ser cadastradas?

Aqui usamos a CL_NFE_PRINT e pelo que entendi, as informações já deverão ser preenchidas no XML com base na tabela J_1BNFE_TEC_RESP.

Esta um pouco confuso e estou com problemas na aplicação da nota 2769791.

Rodrigo,

Pelo que eu entendi, essa tabela vai receber os dados com as informações do Responsavel técnico por docunum e não os parametros do responsavel para envio nas NF-e.