cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NF-e 4.00 - ADAPTER.HTTP_EXCEPTION - HTTP 403 Forbidden

marlonvo90
Explorer
0 Kudos
1,010

Prezados, boa tarde!

Ao enviar consultas de status de NF-e (Canal de Comunicação NFESC) para a SEFAZ SVRS (Serviço NfeConsultaProtocolo - https://nfe.svrs.rs.gov.br/ws/NfeConsulta/NfeConsulta4.asmx), estou recebendo o seguinte retorno:

com.sap.engine.interfaces.messaging.api.exception.MessagingException: SOAP: Response message contains an errorXIAdapter/HTTP/ADAPTER.HTTP_EXCEPTION - HTTP 403 Forbidden

Analisei o seguinte:

A cadeia de certificados SSL de comunicação com o Webservice da SEFAZ está devidamente atualizada e válida até 2021;

O certificado A1 de assinatura das NFes está atualizado e válido, haja vista que é o mesmo certificado utilizado para assinar as notas das SEFAZ de outros estados;

O problema ocorre exclusivamente com a SEFAZ SVRS.

Alguém já passou por este problema e poderia compartilhar as possíveis soluções comigo?

Desde já agradeço!

Atenciosamente,

Marlon Oliveira.

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

ivan_araujo
Discoverer
0 Kudos

Marlon, bom dia!
Poderia compartilhar qual foi a resolução deste problema? Estou passando exatamente o mesmo caso em nosso ambiente de homologação. Todos os certificados instalados e o debug com o XPI_INSPECTOR nao retorna erro nos certificados. Grato desde já.

marlonvo90
Explorer

Ivan, bom dia!

Neste caso, ao que tudo indica a SEFAZ RS não estava aceitando o certificado A1 utilizado na empresa. Após a área fiscal gerar um novo certificado, realizamos a atualização do mesmo no ambiente GRC/PI e o problema deixou de ocorrer!

Sugiro, se possível, que entre em contato com a SEFAZ e reporte o problema para que eles possam avaliar!

Private_Member_467521
Active Contributor
0 Kudos

Pelo historico que voce comenta, seria importante validar com a SEFAZ se somente seu cliente/empresa esta com este problema. Suponho que voces ja fez os testes em homologacao - https://nfe-homologacao.svrs.rs.gov.br/ws/NfeConsulta/NfeConsulta4.asmx - e o problema soh ocorre no produtivo. Se nao houver informacao de outros clientes na mesma situacao para esta cadeia de certificados, eu criaria um ticket na SAP com as logs.

Abracos,

Luis

marlonvo90
Explorer
0 Kudos

Vou tentar seguir este caminho! Acredito que não possa ter relação com o Firewall do cliente, porém pretendo fazer esta checagem junto ao time de segurança por garantia na segunda feira.

De qualquer maneira muito obrigado pela atenção, Luis!

Desejo um bom fim de semana.

Private_Member_467521
Active Contributor
0 Kudos

Marlon,

Isso é comum e ocorre quando a cadeia do certificado não está completa ou foi importada na ordem errada. Nao estou dizendo que seja o seu caso, mas é um sintoma comum.

Voce poder rodar o XPI inspector pra validar isso, e se quiser ir direto para o troubleshooting, sugiro a resposta abaixo, que é de outro post do Ricardo Viana.

Vá na NWA - Certificate and Keys - Muda o nome do certificado importado, verifica se está realmente válido, faça um cpaFullCache, modifique a config do adaptador para esse novo certiticado no cenário de status serviço - SRVSC - e faça um teste via programa.

Abraco e boa sorte,

Luis

marlonvo90
Explorer
0 Kudos

Luis,

Primeiramente agradeço sua resposta!

Realizei o teste via XPI Inspector e as validações da cadeia de certificados retornam sucesso. Realizei o cpaFullCache porém o mesmo erro é retornado. Este erro já era apresentado com o certificado anterior e a cadeia foi atualizada pela SEFAZ RS recentemente, imaginei que após a importação da nova cadeia o problema deixaria de ocorrer, contudo o mesmo sintoma permanece.