on 2021 Mar 11 2:13 PM
Olá experts do SAP, espero que estejam todos bem.
Estou com um cenário de ICMS partilha + FCP que consiste no seguinte cenário: o cliente precisa enviar mercadorias para terceiros (para fins que não constituem uma venda) e estes terceiros são não contribuintes de ICMS, logo a partilha deve ser recolhida pelo cliente.
Logo, o processo foi desenhado no SAP da seguinte forma: uma ordem para a movimentação de uma mercadoria, saindo da planta do cliente para um destinatário externo. Esta ordem denota um cenário de subcontratação (categoria de item "L"). A partir desta ordem, uma remessa é criada via ME2ON e dessa remessa, a saída de mercadorias é registrada com o movimento 541 via VL02N.
Para isso, as notas relevantes para a partilha e FCP (2232757 e 2505473, dentre outras) já se encontram aplicadas na versão atual do SP do sistema, e os BC sets correspondentes foram implementados, assim como a nota que permite tributação para cenários de subcontratação, e uma pricing cópia da RVABRA foi criada. O cadastro do cliente na FD01 contém o flag indicando que ele não é contribuinte ICMS, condição pré requisito para que a condição DINC (ICMS - non contributor) seja flagada na Pricing e o cálculo da partilha seja efetuado segundo a nota. Além disso, exceções dinâmicas foram criadas para o grupo de imposto 30, que considera o número do cliente e é de SD. Aparentemente, os dados mestre estão OK, assim como a parte de notas SAP a serem aplicadas
Até o cenário da remessa, o cálculo de todos os impostos envolvidos no cenário parece estar certo. O print abaixo mostra a aba na remessa na transação VL02N:

O problema está quando na criação da saída de mercadorias, o SAP parece transitar de SD para MM, e recalcula os impostos, não considerando o que foi calculado na aba "Condições" na remessa. Daí, ao criar a nota fiscal desta saída, o sistema recalcula os impostos usando a TAXBRA, e daí espera que o cenário da partilha seja o de entrada (onde neste caso, o local de negócio da planta deve ser não contribuinte), o que no cenário real do cliente não acontece.

Pelo o que estou entendo, ele passa a interpretar o cálculo da partilha como se fosse um cenário de entrada, e não uma saída (como é feita na reserva). Fiz o teste de marcar o local de negócio da planta da qual a remessa saiu para não contribuinte na J_1BBRANCV, e a nota fiscal passa a calcular todos os impostos corretamente, conforme print abaixo
Gostaria de saber se por vias standard (considerando o cenário no início desta pergunta), é possível fazer com que o mesmo cálculo da pricing da remessa na VL02N seja o mesmo qeu deveria ir para a Nota Fiscal, mesmo que na nota os impostos sejam recalculados, mas por pricing de SD, não de MM como está sendo feito agora. Me parece que eu perdi alguam config ou no movimento 541 ou na nota fiscal, mas não encontrei nada que pudesse me direcionar nas notas exploradas e nas perguntas que vi do fórum. Não sei se iniciar o processo por SD resolva este ponto, mas não seria o ideal, pois altera um processo já consolidado para os usuários e vai acabar introduzindo mais um processo diferente.
Qualquer direção será muito bem vinda!
Obrigado desde já,
Erick.
Request clarification before answering.
| User | Count |
|---|---|
| 41 | |
| 4 | |
| 4 | |
| 4 | |
| 4 | |
| 3 | |
| 2 | |
| 2 | |
| 2 | |
| 2 |
You must be a registered user to add a comment. If you've already registered, sign in. Otherwise, register and sign in.