cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

DRC - EDOC_BR_DISTDFE_RETRIEVE - 656 - Consumo indevido

Lourdes_br
Participant
0 Kudos

Olá pessoal,

Ao executar o job do programa EDOC_BR_DISTDFE_RETRIEVE, o response vem com a mensagem abaixo:

"errorLog":[{"text":"656 - Rejeicao: Consumo Indevido (Deve ser utilizado o ultNSU nas solicitacoes subsequentes. Tente apos 1 hora , "Your schedule was deactivated because it had more than 10 consecutive rejections"

Como consequencia, a configuração feita na transação EDOC_BR_MNG_DISTDFE é desativada..

Já cancelei o agendamento do job e de vez em quando rodo o programa manualmente.

Onde consigo ver esse "Consumo Indevido" ?

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

armbrustsamuel
Advisor
Advisor

Olá maria.delourdesandradedossantos,

Obrigado por sua dúvida. O erro apresentado ocorre quando a SEFAZ identifica chamadas excessivas para a Manifestação do Destinatário. Na solução Document and Reporting Compliance, Inbound invoicing option for Brazil esse processo é executado em background, baixando documentos da SEFAZ a medida que a SEFAZ disponibiliza.

O report EDOC_BR_DISTDFE_RETRIEVE busca os documentos disponibilizados pela SEFAZ e já consumidos pelo DRC NF-e. Isso quer dizer que o report EDOC_BR_DISTDFE_RETRIEVE não acessa a SEFAZ diretamente. Com isso, você não precisa executá-lo manualmente e sim, deixá-lo ativo de acordo com sua preferência. A cada execução que a SEFAZ retorna consumo indevido, o DRC automaticamente espera o tempo indicado pela SEFAZ autorizadora para a próxima tentativa de consumo, garantindo que não sejam feitas chamadas para o CNPJ e evitando nova ocorrência de consumo indevido.

Esse erro pode ser pela presença de algum processo antigo, antes do DRC, ou outro mecanismo que você esteja utilizando para buscar documento via Manifestação do Destinatário para seu CNPJ. É bem importante que você tenha certeza que não há outro processo tentando consumir dados da SEFAZ nesse cenário. Se tiver, a SEFAZ indicará que tem muitos acessos ao mesmo CNPJ em curto espaço de tempo.

Caso você não possua outro sistema executando a manifestação, sugiro entrar em contato com a SEFAZ para identificar a razão de ter recebido as rejeições e se precisar de mais informações relacionadas a logs das execuções, que abra um incidente para nosso time.

Att,

Samuel Armbrust

Globalization Services

Lourdes_br
Participant
0 Kudos

Olá Samuel,

Muito obrigada pelo esclarecimento.

Por hora, já desativei a configuração nos dois ambientes: DEV e QA. Os jobs também não estão mais ativos.
Vou tentar encontrar aqui se algum processo anterior está efetuando esse consumo na SEFAZ. Caso não encontre, gostaria sim, de ter os logs de solicitações do DRC NFe - até por curiosidade agora... rsrs. Mas aí, abrirei um incidente com essa solicitação.

Novamente, muito obrigada.

[]s
Lourdes