on 2015 Dec 22 4:54 PM
Prezados, boa tarde!
Em relação ao Convênio ICMS 153/15, gostaria de conversar com o fiscal algumas empresas que possuam operações com aplicação dos benefícios fiscais da Isenção do ICMS, autorizadas por meio de convênio ICMS, que destinem bens e serviços a consumidor final não contribuinte do ICMS, localizado em outra unidade federada.
Agradeço se puder entrar em contato via e-mail christine.handy@sap.com .
Att,
Christine Handy
Globalization Product Management
Globalization Services
Request clarification before answering.
Bom dia, Senhores,
alguém sabe se temos alguma novidade, para redução de base para operações entre estados???
Gracias!!
You must be a registered user to add a comment. If you've already registered, sign in. Otherwise, register and sign in.
Boa tarde Christine,
Temos alguma novidade sobre o cenário de partilha de ICMS quando existe o Convênio 100 na operação? Qual a previsão para liberação dessa solução?
Obrigada,
Kelly Ferreira
You must be a registered user to add a comment. If you've already registered, sign in. Otherwise, register and sign in.
Boa tarde!
Aplicamos todas as notas para atendimento aos cenários de isenção/suspenção do ICMS, para clientes Não Contribuintes, inclusive a 2261984.
Estamos efetuando os testes e continua rejeitando com o código 694, porque não está carregando o Grupo da Partilha do ICMS.
Sabemos que nos casos de isenção/suspensão na venda, o grupo de TAGs deve ser informado, com valores zerados mas com as alíquotas preenchidas.
Poderiam nos ajudar?
Obrigada
Jossiane - WEG
Boa Tarde,
Na próxima sexta-feira, a SAP realizará reunião presencial em São Paulo, com o objetivo de validar os cálculos do ICMS para os cenários relacionados à Emenda Constitucional 87/15 X Convênio ICMS 153/15.
Devido à urgência na realização da reunião, ainda não está definido o local. Será encaminhado e-mail com endereço aos participantes com presença confirmada.
Perfil dos participante: Devido à limitação de lugares, solicitamos que o perfil dos participantes seja Tributário.
Local: São Paulo –SP / Local ainda não definido
Data: sexta-feira, 15 de Janeiro de 2016. Horário: das 13h30 às 17h
Link para Inscrição: http://calculos-ec87-icms153.eventbrite.com
Att,
Christine Handy
SAP Brasil
Oi Christine,
Gostaria de saber se vocês estão conseiderando o cenário de isenção de ICMS para um material específico vendido para o governo (convênio 87/2002).
Neste caso o departamento fiscal está sugeriando que os valores sejam mapeados como zero para a J1B3N e informados dessa forma no XML.
Obrigado!
Boa tarde Christine,
Tivemos alguma evolução nesta reunião referente à Emenda Constitucional 87/15 X Convênio ICMS 153/15, com relação ao benefício da redução na base de cálculo nas operações interestaduais?
E nos casos onde não temos o cálculo da partilha do ICMS porém temos que recolher o FCP? O SAP não atende esta necessidade. Existe alguma previsão para atender a este cenário?
Muito obrigada!
Boa tarde Christine,
Para os casos de isenção interestadual já existe alguma solução?
Aqui temos um cenário em que utilizamos o código de imposto C0 que zera o ICMS, porém mesmo sem ICMS a partilha está sendo calculada e a SEFAZ retorna com erro 225 de falha no Schema,
Obrigado
Boa tarde Sérgio,
Realizei um teste zerando as bases de cálculo (ISIB e ISFB), mas não deu certo pois as conditions de partilha desaparecem na J1B3N consequentemente não gera a tag da partilha no XML.
Sabe se tem alguma forma de zerar as condições de partilha de uma maneira que elas apareçam na J1B3N e gerem a TAG?
Obrigado mais uma vez pela atenção.
Boa tarde Sergio,
Realizamos esse testes agora mas segue com erro 225, pois a SEFAZ diz que falta a informação no <pICMSInter>.
A única maneira que conseguimos autorizar esse tipo de NF foi retirando as conditions de partilha na pricing e alterando o campo consumidor final para zero. Desa forma a SEFAZ não critica a falta da TAG de partilha.
Creio que vamos deixar assim para go-live e tentar tratar de forma standard posteriormente.
Muito obrigado pela ajuda.
Thyago e Rodolfo, não por este motivo, mas o que eu fiz foi criar uma nova Pricing com as conditions da NT2015.003, e associando um novo Customer Pricing Procedure no Mestre dos Clientes não-contribuintes do ICMS. Deste modo, fico com duas alternativas, a Pricing original e a nova. Neste caso, eu, por exemplo, para o tipo de cliente específico que vocês citaram, eu associaria a Pricing sem as novas conditions.
Mas o motivo que me fez criar outra Pricing e não alterar a existente é diverso.
No atual Projeto, os clientes não-contribuintes são minoria, e eu quis minimizar o risco de implementação.
Abraços e Feliz 2016.
Boa tarde Thyago,
Não conseguimos tratar por exceção, então criamos uma pricing nova para o processo e como tínhamos um tipo de documento específico para isso foi fácil de atribuí-la.
A sugestão do Sérgio também é muito boa para determinar pricing específica, mas cuidado pois pode haver casos que o mesmo cliente hora é isento e hora não dependendo do processo.
Abraços e bom ano novo a todos
Obrigado Rodolfo/Sérgio pelas dicas! Entendi a tratativa que executaram, muito obrigado!
Quanto a <indIEDest> do XML vocês determinam de acordo com o que esta cadastrado no campo ICMSTAXPAY no cadastro do cliente certo?
Porque se eu não efetuar o calculo de partilha e mesmo assim tiver informado o cliente como "9" haverá uma rejeição.
Feliz 2016
Prezados, boa tarde!
Estamos em contato com algumas empresas que encaminharam e-mail referente a este POST. Continuamos analisando os processos de Isenção de ICMS Interestadual, onde o cálculo da Partilha é relevante, assim como outros cenários, como a redução de base relevante ao Convênio 100/97.
Devido ao curto prazo para esclarecimentos e desenvolvimento de solução standard por parte da SAP, alguns cenários referentes ao Convênio ICMS 153/15 não serão atendidos pela SAP.
Para maiores informações, favor verificar atualizações na nota de anúncio 223680.
Att,
Christine
Bom dia
Temos um caso onde na saída interestadual para não contribuinte tem isenção na origem e é tributado no destino, conforme exemplo abaixo:
Origem: RJ - Alíquota 4% (isento)
Destino: SP - Alíquota 18%
Neste exemplo, considerando um valor de R$1000,00, seguem os valores calculados e que deveria calcular:
| Calculo Standard | Calculo Desejado | |
| Valor inicial | R$ 1.000,00 | R$ 1.000,00 |
| ICMS Origem | 0% | 0% |
| ICMS Destino | 18% | 14% |
| IPI | 0% | 0% |
| Preço | R$ 1.219,51 | R$ 1.219,51 |
| IPI | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
| BC ICMS | R$ 1.219,51 | R$ 1.219,51 |
| ICMS Total | R$ 219,51 | R$ 170,73 |
| ICMS Oper | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
| ICMS Difal | R$ 219,51 | R$ 170,73 |
| ICMS Part Orig 60 | R$ 131,71 | R$ 102,44 |
| ICMS Part Dest 40 | R$ 87,80 | R$ 68,29 |
| Valor Total NF | R$ 1.219,51 | R$ 1.219,51 |
Olá Nilton,
Em relação ao seu exemplo, quando partindo do preço líquido (sem ICMS), qual carga tributária vocês entendem que deve ser adicionado ao preço?
- Carga tributária efetiva do destino (14% = Partilha Origem + Partilha Destino + FCP)
- Carga tributária conforme alíquota do destino (18% = ICMS Interestadual + Partilha Origem + Partilha Destino + FCP)
Att,
Christine
Bom dia Christine,
Considerando que não houve nenhuma manifestação por parte do estado sobre esta situação, nosso entendimento é de que a carga tributaria seja a carga tributária efetiva do destino, ou seja 14% = Partilha Origem + Partilha Destino + FCP.
Nesta situação na J1BTAX a ICVA seria aliquota interestadual (4%) com base ZERO, desta forma os 4% seria utilizado para chegar aos 14%.
Nilton
Boa tarde Christine,
Nós possuímos isenção de ICMS através do convênio 100, que é aplicado também para clientes não contribuintes do ICMS e localizados em outra UF. Este cenário não está funcionando corretamente com a partilha do ICMS, eu até já havia aberto um chamado na SAP. Te enviei por e-mail os detalhes da operação.
Aguardo retorno,
Obrigada
Kelly Ferreira
Boa tarde Rodolfo,
Não sei se entendi bem, mas acredito que o seu problema não seja o mesmo que o meu. No meu caso, quando eu vendo para fora do estado, para um cliente Não Contribuinte, que possui o benefício do Conv 100 (Redução na base de cálculo do ICMS), eu preciso que ele faça o cálculo da partilha do ICMS, e ele não está fazendo. Já para dentro do estado o cliente é isento (base ICMS = 0), neste caso está correto, ele não calcula partilha, até por que a venda é interna.
No seu caso, a venda é para fora do estado, e é isenta?
att,
Kelly Ferreira
Boa tarde Kelly,
Obrigado pelo retorno.
Realmente nosso problema aqui é diferente, é uma remessa de material gráfico para outro estado, portanto com isenção de ICMS. Então utilizamos o código de imposto C0 para zerar o ICMS e o que acontece é que mesmo com o ICMS zerado a partilha é calculada e a SEFAZ retorna erro no Schema do XML.
Estamos tentando ver uma forma de zerar as conditions de partilha quando o ICMS é zero, se tiver alguma dica agradeço.
Att
Christine, que bacana isso.
Vou divulgar a meu atual cliente, sim.
Faz tempo que não a vejo, mas lembro de suas brilhantes apresentações nos fóruns da Asug com a participação da SAP.
Um abração saudoso para você, querida.
Parabéns a todo o time SAP pelo desenvolvimento feito para atender NT2015.003; e mais, agora, a levantar estes requisitos adicionais.
| User | Count |
|---|---|
| 15 | |
| 11 | |
| 11 | |
| 4 | |
| 2 | |
| 2 | |
| 2 | |
| 1 | |
| 1 | |
| 1 |