Olá pessoal,
Conforme anunciado no
TDF SP07 - What's New, uma API (Application Programming Interface) foi criada para trazer benefícios e agilidade no consumo das funcionalidades do Tax Obligation Monitordo TDF, sendo o ponto central de gerenciamento de execuções de relatórios fiscais dentro de uma empresa.
Abaixo, você encontrará mais detalhes sobre essa nova funcionalidade.
Segurança
- Novas regras foram adicionadas e padronizadas em relação à segurança.
- Novos objetos de autorização foram criados para todo o tipo de acesso no TOM - desde visualização e deleção até carregamento de arquivos, por exemplo.
Arquivos Grandes
- Um dos grandes desafios ao utilizar o TOM sempre foi o tratamento dos arquivos grandes.
- Com a nova API, agora é possível customizar o download dos arquivos grandes e definir uma URL externa para o download do arquivo desejado.
Consistência de Regras
Todas as regras referentes a criação de arquivos, sendo eles originais, retificados e/ou esboços, além da criação de execuções, carregamento, deleção e execução de arquivos, foram centralizadas na API.
Uso da API
O consumo da API pode ser realizado de duas formas:
- Para desenvolvimentos realizados fora do ambiente Netweaver do TDF, o acesso à API pode ser feito através do serviço TOM_API_SRV, que é REST/OData.
As aplicações podem acessar as funcionalidades da API a partir da URL base: https://<tdfhost>/sap/opu/odata/TMF/TOM_API_SRV.
- Para desenvolvimentos ABAP, foi disponibilizado um conjunto de classes que compõem a interface pública da API, e que devem ser utilizadas para o bom funcionamento da API:
- /TMF/CL_TOM_METADATA - Essa é a principal classe para acesso da API do TOM, pois ela é responsável pelo acesso às entidades do TOM.
- /TMF/CL_TOM_REPORT_RUN - É a entidade que representa as execuções dos relatórios.
- /TMF/CL_TOM_REPORT_FILE - É a entidade que representa os arquivos das execuções dos relatórios.
- /TMF/CL_TOM_REPORT - É a entidade que representa um relatório configurado no TDF.
A API do TOM foi construída de uma forma cujas funcionalidades estão disponibilizadas em entidades, e são responsáveis por todo o controle de acesso à banco e segurança.
Segue abaixo uma ilustração para facilitar a visualização dessas entidades que compõem a API:
Pensando em mantê-lo informado sobre as novidades dessa nova funcionalidade criada pelo TDF, essa é a primeira postagem de uma sequência, com o intuito de sanar as suas dúvidas e auxiliá-lo na utilização da nova API do TOM.
Você encontra mais informações sobre a API do TOM nos links abaixo:
Em caso de dúvidas e sugestões, entre em contato.
Abraço,
Ailane
Time de desenvolvimento do TDF