Olá pessoal,
O blog post de hoje trará informações para desmistificar algumas indagações que vocês podem ter ouvido por aí sobre o TDF, tais como:
“O TDF irá morrer e agora, como vou gerar as obrigações fiscais com uma solução SAP?”; “O TDF será descontinuado e substituído pelo ACR?”; “Todo os investimentos que fiz no TDF em minha empresa, vou ter que jogar fora e adquirir uma solução nova?”; “Nem vale a pena comprar TDF, a SAP não dará mais manutenção!”.
Antes de continuar a leitura, saiba que há uma mudança sobre o que foi escrito abaixo. Confira o blog post TDF: Esclarecimento sobre o nome do produto.
A verdade por trás dos boatos
A verdade é que você pode se tranquilizar, pois
o TDF não morreu e nem temos intenções de descontinuar. A SAP continuará investindo e dando suporte ao TDF, lançando novas funcionalidades e todas as mudanças legais relacionadas aos relatórios já suportados. Inclusive, já estamos em uma nova versão para o produto.
Para continuar aperfeiçoando o nosso produto, gostaríamos de divulgar a plataforma Customer Influence, na qual você pode sugerir novas funcionalidades e melhorias para o produto TDF.
O que originou esses boatos?
O fato do TDF receber novos investimentos para ter uma escala global foi o que originou esses boatos. A SAP está investindo fortemente numa solução fiscal com escala mundial objetivando atender a todos os países com country version. Vários países já estão disponíveis.
O nome desta solução é Advanced Compliance Reporting (ACR), que é a solução oficial da SAP dentro do S/4 HANA.
Assim, haverá uma convergência natural do TDF para o ACR.
Para as empresas que decidam manter a arquitetura como “Side Car” (versão do TDF que roda em um banco de dados separado do ERP), poderá manter a mesma instância existente sem problema algum.
Junto às soluções complementares de parceiros fiscais certificados que complementam a plataforma digital fiscal TDF, que são basicamente as obrigações fiscais fora SPED e apurações de impostos diretos e indiretos, nos últimos meses, lançamos diversas melhorias, como o validador de Notas Fiscais (utilizando Inteligência Artificial), o Tax Compliance para ajudar nas validações dos documentos fiscais e outros em tempos real, com workflow e instruções de correções na origem.
Seguindo este caminho de evolução constante, nosso próximo passo foi lançar uma nova opção de TDF integrando-se com o ACR. Com essa integração, surgiu o
S/4HANA ACR Brazil Option, que é uma nova versão onde o TDF roda junto ao S/4HANA, utilizando a interface do ACR. Portanto, todo o controle que anteriormente era feito pelo Tax Obligation Monitor (também conhecido por TOM), passa a ficar no controle do ACR, uma ferramenta específica para o controle de todos os relatórios de sua empresa.
É importante mencionar que as soluções parceiras continuam funcionando com esta opção, totalmente integradas ao S/4HANA. Nada muda!
Quais são as vantagens da integração do TDF ao ACR?
A vantagem é ter um controle ainda maior em sua governança de dados e ter uma opção totalmente integrada ao S/4HANA. O
S/4HANA ACR Brazil Option está disponível a partir da versão 1809 FPS2 do S/4HANA On-Premise e 1902 do S/4HANA Cloud Edition.
Para mais detalhes do ACR, você pode consultar a
documentação da solução.
O que acontece com a solução clássica do TDF?
A clássica solução do TDF que já conhecemos como “Side Car” continua firme e forte. No entanto, há uma mudança de nomenclatura, no qual o produto Tax Declaration Framework passa a se chamar
ACR Brazil Option.
Um ponto que é importante reforçar é quanto aos novos nomes das soluções:
Nome |
Descrição |
ACR Brazil Option |
Versão que já conhecemos como TDF, rodando como um “side car” ao ERP. |
S/4HANA ACR Brazil Option |
Versão onde o TDF roda dentro do ERP S/4HANA |
Assim, podemos concluir que o TDF não morreu, não vai morrer e está em evolução! Algumas mudanças ao longo do tempo são necessárias para manter o produto “vivo” - essa é a base para a evolução da vida - e não seria diferente com o produto TDF. O TDF tem evoluido ao longo do tempo, e nós do time de desenvolvimento sempre focamos em aperfeiçoá-lo ainda mais!
Vale lembrar que nenhuma solução fiscal hoje no S/4HANA terá certificação SAP sem que seja complementar ao SAP TDF.
Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o Tax Declaration Framework (TDF).
Até a próxima!
Juliano Bellini
Time de desenvolvimento do TDF