A partir do SP10 do TDF, foi disponibilizada a solução para atendimento a nova obrigação EFD-Reinf.
Neste post, começaremos a abordar a solução desde a sua arquitetura básica, passando pelas possíveis parametrizações e as funcionalidades disponíveis.
A solução TDF-EFD-Reinf consiste em duas abordagens:
- Funcionalidade de mensageria para envio e retorno dos eventos
- Funcionalidade de relatório para geração e transmissão dos eventos
A solução apresenta a arquitetura em alto nível conforme diagrama abaixo:
Com a adição desse novo relatório do SPED no TDF, diversas alterações foram realizadas nas ferramentas do TDF já disponíveis para dar suporte a esse novo relatório.
O CTR foi incrementado para poder suportar a geração dos dados dos eventos, você pode encontrar, além das views do CTR no pacote específico, um pacote específico contendo as views da EFD-Reinf:
A ferramenta de Organizational Structures (transação /TMF/ORGSTR01) foi complementada com uma seção específica da EFD-Reinf com informações relativas ao evento R-1000 que trata de dados do contribuinte:
O Tax Obligation Monitor (transação /TMF/TOM02) também foi atualizado para suportar os eventos da EFD-Reinf para o gerenciamento dos eventos baixados.
Foi criado o report ID
5 - SPED REINF (REINF) e as subsequentes parametrizações atualizadas:
A execução do report para geração da EFD-Reinf, pode ser acessada de duas formas distintas:
- Através da transação /TMF/REINF
- Através do novo TDF Launchpad
Transação /TMF/REINF
É possível acessar a transação /TMF/REINF a partir da sua instalação de TDF via SAP GUI. Na tela inicial são exibidos diversos parâmetros de seleção e funções:
No modo
Display, é exibida a lista de eventos enviados ou a serem enviados de acordo com os parâmetros definidos na tela de seleção:
TDF Launchpad
A partir do TDF Launchpad, é possível acessar a solução EFD-Reinf em Fiori:
Os eventos serão exibidos de forma agrupada em stack cards:
Uma vez o evento tendo sido gerado através de qualquer uma das UIs, os eventos serão enviados para o Messaging Framework, os quais podem ser visualizados através do seguinte monitor:
Um detalhe importante em relação ao acesso a solução através das duas UIs disponíveis é a limitação para utilização da UI em Fiori apenas em sistemas com Netweaver na versão 7.51. A UI em SAP GUI pode ser acessada em sistemas com Netweaver a partir da versão 7.40 em diante.
Conforme mencionei no inicio do post a respeito das duas abordagens possíveis para geração e envio dos eventos para a EFD-Reinf, pode-se utilizar tanto a combinação entre o report (disponível em UI SAP GUI ou UI Fiori) quanto do Messaging Framework em conjunto, e também, é possível gerar os eventos diretamente através da solução de Messaging Framework de forma standalone conectando a fonte de dados diretamente na solução.
Para mais detalhes em relação ao funcionamento do Messaging Framework, basta consultar a série de blog posts disponibilizadas para esta solução iniciando do link abaixo:
https://blogs.sap.com/2017/04/05/tdf-parametrizacoes-do-messaging-framework/
Nos próximos posts iremos detalhar cada uma das funcionalidades do report para geração da EFD-Reinf nas duas UIs disponíveis.
Alexandre Moura
Time de Desenvolvimento TDF