Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Eidelwein
Advisor
Advisor
24,358
A subcontratação é um processo no qual os produtos são fabricados por um fornecedor (o subcontratado) para quem sua empresa fornece os componentes.

Uma vez que o produto é finalizado o fornecedor envia o novo material e também o retorno simbólico dos componentes.

Esse retorno pode vir em uma única Nota Fiscal (material finalizado + componentes) ou em duas Notas Fiscais (material finalizado em uma NF e os componentes em outra).

Via processo no SAP, ocorre da seguinte forma:

Processo com 1 NF:

1. ME21N | Criação de ordem de compra de subcontratação

2. MB1B (541) |  Envio dos componentes

3. MIGO (101/543) | Entrada dos materiais

4. MIRO | Entrada fiscal/Nota Fiscal

Processo com 2 NFs:

1. ME21N | Criação de ordem de compra de subcontratação

2. MB1B (541) |  Envio dos componentes

3. MIGO (101/543) | Entrada dos materiais

4. MIRO | Entrada fiscal/Nota Fiscal

5. MB04 (121/543) | Retorno Simbólico com NF referente aos componentes

Notas Importantes:

1677806 Allow Tax Calculation for Subcontracting Process

2446520 J1B1N or MIRO - Subcontracting with non-statistical component

Customizações:

• SM30> J_1BIM02V >

• Movimento 541|542|543 devem estar setados como relevantes para NF ‘X’.

• Item type para movimento 541 | 542 = 32

• Item type para movimento 543 = 33

• Lógica das NF em referência aos movimentos utilizados nesse processo:

• Movimeno 541 - NF de saida.

• Movimeno 542 - NF de retorno com o tipo 6 de entrada.

• Movimeno 543 - NF  de entrada.

Incidentes:

• Subcontratação + operação triangular – Esse cenário não funciona, pois o sistema busca pela NF de origem utilizando o fornecedor. Se houver mais de um ele não vai encontrar o documento de referência.

• Componentes não estatísticos – Criamos uma recomendação através do KBA 2446520.

Pontos de DEBUG:

• J_1B_IM_TX_CALCULATE_TAX_NEW

• Essa função é um ótimo ponto de partida pois nela vai ter a chamada para preencher os parametros que vão ser usados para os cálculos de impostos.

• PERFORM fill_taxcom - preenche os parametros

• CALCULATE_TAX_ITEM - chama pricing

Maiores informações sobre os cenários de localização MM, consulte nossa WIKI:

Materials Management Localization Scenarios Overview

Abs,

Patricia
34 Comments
gerhardyne
Explorer
Boa tarde Patricia!

Este cenário de entrada com nota conjugada (1 nota). Não consegui fazer com que a MIRO calculasse o ICMS nos itens de retorno simbólico.

O cenário de 1 nota não tem suporte para isso?
Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá gerhardynerosner

O cenário de uma nota está descrito nessa WIKI em mais detalhes:

Basic Subcontracting Process - With one Nota Fiscal (NF) - https://wiki.scn.sap.com/wiki/x/gAheDw

O que acontece é que na MIRO os componentes são estatísticos e não é calculado imposto sobre eles.

Você pode recorrer a solução abaixo para este caso:

2446520 - J1B1N or MIRO - Subcontracting with non statistical component

Att,

Patricia

former_member637726
Discoverer
0 Kudos

Boa tarde,

Patricia,

Estou com o seguinte problema, ao fazer o cenário de subcontratação ao fornecedor, ME21N=Ok! com ctg ‘L’ com o material e componente.

Mas ao executar remessa dos componentes ao fornecedor via MIGO Op A08 Transferência e R01 Pedido, Tp mov 541 ao verificar não apresenta o erro;

Documento O.K.
Nº mensagem MIGO026

Diagnóstico
O sistema não constatou nenhum erro durante a verificação do documento.

Procedimento
O usuário pode lançar o documento.

Mas ao gravar não, não grava e apresenta falta de CFOP, já configurado para vir automático, o problema e que não aparece o botão ‘Nota Fiscal’, tem alguma configuração diferente do ECC? estamos utilizando o ambiente SAP S/4HANA ON-PREMISE 1511.

Sds!!!

Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá Fabiano,

Sobre o problema de determinação do CFOP, eu recomendo que você siga essa nota para descobrir porque o CFOP não foi determinado automaticamente.

2172518 - CFOP not determined correctly

Agora sobre o botão não estar aparecendo é bem estranho.

O movimento está setado como relevante para gerar NF, na view  J_1BIM02V?

Abs,

Patricia

lider_mm
Explorer

Olá Patricia, boa tarde!

Parabéns pela informação postada. Estou com uma situação onde o cliente gostaria de ter o cálculo do ICMS como crédito no momento da entrada da segunda NFe (MB04), desse modo ativei o campo do código de imposto e montante base, poré a contabilização não esta batendo, você ja passou por isso?

Abraços.

Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá!

Acredito que tenha aberto um incidente sobre isto, pois encontrei uma descrição exatamente igual a sua.

Para problemas de cálculo e contabilização realmente não tem como saber sem olhar o cenário no seu sistema.

Att,

Patricia
Bom dia, Patrícia!

Sobre o MB1B, mov 541, fizemos as etapas do processo, o que no final foi gerado o nº de doc. Ao acessar a MIGO ou MB90 para impressão do documento não é possível imprimi-lo.

Aparecem as seguintes mensagens: Não foi possível gerar mensagens. Nº mensagem MIGO032

Poderia nos auxiliar nessa questão?

Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Ola Rubson,

Este processo de impressão não é da localização, então não tenho muito conhecimento a respeito dele.

Mas pelo que olhei no código, isso acontece quando o programa de impressão não está configurado ou o movimento não permite/prevê que o documento seja impresso, que faz com que o output status fique em branco.

Você teria que ver primeiro se o programa de impressão está configurado corretamente e depois olhar as configurações do movimento pra ver se ele está marcado a opção de impressão.

Talvez está nota te ajude com a questão da configuração de impressão.

522591 - FAQ: Output determination in inventory management (IM)

Qualquer coisa você pode abrir um incidente para o componente desta nota para que eles possam te auxiliar melhor.

Att,

Patricia

former_member634711
Discoverer
0 Kudos

Os dois cenários podem existir simultaneamente de forma standard? Com 1 e 2 notas fiscais?

carloswagner_moatto3
Active Participant
Olá Alinne, tudo bem?

As duas situações podem ser usadas sem nenhuma restrição, você pode inclusive para um PO por exemplo enviar as mercadorias com 541 e receber uma única nota fiscal contendo o produto acabado+componentes e num outro PO o fornecedor pode lhe enviar a NFe de fatura com o item principal/produto acabado e posteriormente lhe enviar uma nota fiscal de retorno simbólico dos componentes que vocês irão receber pela MB04/MIGO compensação posterior normalmente.

Então, sim, é possível ter os dois cenários trabalhando juntos.

abraço

Moçatto
0 Kudos
Oi Patricia,

Estou com um cenário onde eu faço o movimento 541 e o batch foi automaticamente populado corretamente no documento de material, porém quando entro na nota fiscal o mesmo não foi populado, porem todos os outros dados estão corretos,  qtd, planta, material, referencia...

Existe alguma forma de popular essa informação lote/batch automaticamente para dentro da nota fiscal de forma standard?

Agradeço.

fuso_andrea
Explorer
0 Kudos
Boa Tarde,

Alguem teria uma documentação exemplificando o cenário de Subcontratação com Operação Triangular para me enviar?

Obrigada!
Eidelwein
Advisor
Advisor
Olá Alessandra,

Eu peguei um caso no passado exatamente igual ao que você reportou.

Naquela situação o problema era de customização do movimento 541.

Na view J_1BIM02V ou pela transação J1BTAX > NF > Inventory Management  > NF Category derivation tem todas as listas dos movimentos. O 541 tem que estar marcado como X, e não U.

Veja se é isso.

Obrigada,

Patricia
Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá,

Não tenho nenhuma documentação que explica os dois cenários juntos, mas tem uma wiki de operação triangular (3rd party selling) e uma de subontratação.

Estão aqui: https://wiki.scn.sap.com/wiki/x/piqKGw

Abs,

Patricia
carloswagner_moatto3
Active Participant

Oi Patrícia e colegas da Prysmian Solman, tudo bem?

Quando em consultoria tive várias solicitações parecidas com estas.

É possível fazer, contudo há um problema, se o fornecedor da mercadoria enviar o material direto para o fornecedor subcontratado, a nota fiscal de cobertura do movimento de envio tem que ser feita  via NF Writer.

O movimento neste caso ficaria o 101 O tendo o fornecedor subcon na aba Endereço do PO.

Onde tivemos à época problemas com isto? tivemos que desenvolver um Report num dos projetos para saber exatamente qual nota estava ligada a qual nota e para controle das quantidades (180 dias) e ainda houve um questionamento dá área fiscal pois o livro não trazia o link correto das movimentações. Não foi customizado o livro naquela época, mas não sei hoje como está , porém outros projetos o pessoal acabou acatando o std, fazendo o 541 após recebimento e gerando o saldo no fornecedor.

Bem eu espero ter entendido direito a situação e espero ter contribuído.

Moçatto

PS.: Acredito até que se um OSS message for aberto com o cenário acima, cairá no caso de cenário não suportado pela LocBR.

Está com U mesmo, vou realizar alguns testes.

Obrigada pelo rápido retorno.
former_member634063
Discoverer
0 Kudos
Olá, bom dia!

Na tentativa de fazer o processo de transferência, quando o componente retorna sem uso no processo de industrialização e estava apresentando o erro abaixo, mesmo inserindo a referência da remessa no campo BKTXT:

É necessário entrar nº do doc.de remessa p/tipo de movimento 542

Nº mensagem 8B378

Fizemos a validação do movimento na opção que você citou (NF Category derivation) e conseguimos emitir a nota fiscal e realizar o processo normalmente. O movimento 542 está marcado com U e não X.

Você teria alguma documentação/link que detalhe o uso do U ou X ?

Desde já agradeço!
former_member221937
Discoverer
0 Kudos
Olá,

Para o mov. 543, o IVA do standard informado é Liquidado como o consumo do material e a Conta do ICMS gera somente como débito.

Também gostaria que fosse como Credito de ICMS.

Na configuração J_1BIM01V tentei mudar a chave WA01 o campo sinal SHTINP1 para SHTOUT1. Porém não fecha o saldo contabil.

Como vc resolveu esta situação?

Tem nota SAP?

Abs,
former_member390773
Discoverer
0 Kudos
Boa tarde Pessoal,

Acabei abrindo um fórum a parte sobre esse processo mas eu tenho uma duvida referente a subcontratação.

Eu tenho um material X que envio pro meu Fornecedor e vira Y

Só que nesse processo eu perco quantidade mas não em Valor, como que coloco isso no processo de subcontratação.

Ex: 10 do material X virou 8 do material Y (essa perda não uma regra, pode variar)

Essa perda de 2 eu não posso registrar de fato como Perda(mov 541) pq eu paguei pelos 10, então eu só tenho perda de material e não financeira.

estou batendo cabeço nisso....

vlw quem puder ajudar \o
Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Ola Igor,

Fazendo o retorno simbólico (movimento 543) não serve para registro dessa "perda"?

Att,

Patricia
former_member640587
Discoverer
Olá Patricia!

Estou com um cenario complexo, pois no processo de subcontratação serão enviados milhares mais de 500 mil itens para subcontratação. E fica completamente inviavel inserir todos esses itens como componentes no pedido de compra e acredito que nem seja permitido todos esses itens devido a uma limitação (normal) do sistema. Gostaria de perguntar se consigo fazer a entrada dos componentes (543) sem ter um PO com os componentes? Pois a transação MB04 exige um PO, tem alguma forma de fazer esse 543 sem um pedido com os componentes?

Obrigado!
Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá Kalappa,

Eu desconheço como fazer esse processo sem um pedido 😞 .

Mas é possível configurar para que o sistema traga os componentes sem que seja necessário entrar um por um no pedido.

Talvez essa seja uma saída.

Att,

Patricia

0 Kudos
Boa tarde, Patricia

Tudo Bem?

Para esse processo de subcontratação, é possivel gerar reservas de saídas com o movimento 541, para atendimento no Deposito, e realizar a baixa e envio dos componentes para o Fornecedor?

Se possui, como podemos realizar esse processo?

at-te

Denis
samuel_biskup
Explorer
0 Kudos
Olá Patrícia, tudo bem?

Estou configurando o cenário de retorno dos componentes que não foram utilizados, com o Tipo de Movimento 542. Porém, uma particularidade é que estou utilizando a BAPI BAPI_GOODSMVT_CREATE.

Esta me dando o retorno: M7383 - QNT. REGISTRO DO MATERIAL PEDIDO DE COMPENSAÇÃO POSTERIOR DIFERENTE DE 0.

Você saberia me dizer do que se refere a este erro? Não estou conseguindo entender e, se faço o processo manualmente na MB1B, e então pego todos os detalhes deste documento de material (getdetail), e tento utilizar a BAPI novamente, ocorre o mesmo erro.

att;
Eidelwein
Advisor
Advisor
Oi Samuel,

Interessante, nunca vi este erro.

Mas como ele não é de localização talvez seja por isso que nunca tenha visto.

Verifiquei a explicação do erro na SE91:

________________________________________________________________________________

Diagnosis

An entry quantity that is not zero for the ordered material (end product) was transferred, during a  subsequent adjustment to the subcontract order, to the BAPI_GOODSMVT_CREATE or the function module MB_CREATE_GOODS_MOVEMENT to post a goods movement.

Procedure

The entry quantity of the end product of a subsequent adjustment to the subcontract order must have a value of zero.

________________________________________________________________________________

Logo, acredito que a BAPI está puxando o item principal no processo.

O que pela MIGO ou MB1B não ocorre, o sistema já traz só o componente.

Verifique se vocês estão preenchendo o GOODSMVT_CODE = 04.

Abs,

Patricia

former_member803277
Discoverer
0 Kudos
Bom dia Patricia,

As remessas para industrialização (541) realizadas via MIGO (transferência/pedido) têm algum vínculo com o pedido de compras utilizado em alguma tabela? Verifiquei um caso, e na MKPF/MSEG não consta, nem no documento contábil (BKPF/BSEG). Preciso avaliar o volume enviado por pedido, e não consigo achar esse vínculo. Obrigado desde já.
carloswagner_moatto3
Active Participant
Boa tarde Guilherme, tudo bem?

Isto é parametrizável, através da OMJJ, mas para sua referência, veja a nota 2050157 - Purchase Order in MSEG: transfer to subcontractor (Mvt 541) , pois ela cita outras notas caso somente a parametrização não resolva.

abraço,

Moçatto
former_member803277
Discoverer
0 Kudos
Obrigado Carlos!
Olá Samuel, tudo bom?

Infelizmente não estou com o problema exatamente igual ao seu, mas o cenário é o mesmo, então vou descrever aqui para deixar de histórico para outras pessoas (e depois edito caso ache alguma solução).

BAPI_GOODSMVT_CREATE

Tipo de Movimento 542

GM_CODE = 04

E M7 384 - Compensação posterior de subcontratação: nenhum componente transferido

Tentei usar a BAPI_GOODSMVT_GETDETAIL conforme sua dica, mas também não deu certo. Manualmente pela MB1B a usuária lança apenas um componente. Quando uso a getdetail, ele retorna o compomente duplicado, meio que "pai e filho" (line_id e parent_id).

Usando o mesmo preenchimento, mesmo assim caio nessa mensagem e olhando o programa via debug ele verifica se está preenchido o pedido (PO), o que manualmente não é necessário...

Não encontrei mais nada sobre BAPI_GOODSMVT_GETDETAIL e Movimento 542 nas pesquisas. Se alguém tiver alguma ideia, agradeço.

Obrigado. Atenciosamente, Wesley
samuel_biskup
Explorer
0 Kudos
''U'' é usado/é relevante para transferência SD/MM (Movimentos 861 e 862)
former_member45070
Discoverer
Olá Patricia, tudo bem?

Por acaso existe alguma documentação base para realizar o envio do material (541) pela transação ME2ON / ME2O ao invès da MB1B? Pergunto pois estamos iniciando a migração pro S/4.

Atenciosamente,

Rodrigo.
Eidelwein
Advisor
Advisor
Oi Rodrigo, tudo bem e você?

Na nossa documentação de Brasil só tem o passo a passo considerando a transação MB1B.

Mas acredito que se abrir uma pergunta aqui na comunidade, vários clientes utilizam essa transação, talvez eles consigam te auxiliar melhor.

Abs,

Patricia

faraujo10
Discoverer
0 Kudos
Olá,

Para o mov. 543, o IVA do standard informado é Liquidado como o consumo do material e a Conta do ICMS gera somente como débito.

Também gostaria que fosse como Credito de ICMS.

Na configuração J_1BIM01V tentei mudar a chave WA01 o campo sinal SHTINP1 para SHTOUT1. Porém não fecha o saldo contabil.

Como vc resolveu esta situação?

Tem nota SAP?
edison98
Newcomer
0 Kudos

Olá! Estamos no processo de implantação do SAP na cooperativa em que trabalho. Temos um processo de prestação de serviço para recapagem de pneus e queremos utilizar a subcontratação para atende-lo, e precisamos passar para o fornecedor um formato adequado de NF para ele usar como modelo, hoje em dia a prestação chega com valor do serviço separado dos materiais (mandei em anexo um exemplo), alguém consegue me ajudar a formular uma NF que se adeque ao processo utilizando as informações dessa que recebemos atualmente?Captura de tela 2025-02-25 104141.pngCaptura de tela 2025-02-25 104156.png