Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Eidelwein
Advisor
Advisor
15,067
Você criou um pedido de transferência, efetuou a saída dos materiais, mas por algum motivo você precisa fazer um retorno desses matérias. Para esses casos foi criado a solução de retorno de transferência.

Este cenário ocorre da seguinte forma:

1. ME21N criação da ordem de transferência

2. VL10B criação da remessa

3. VL02N posta a saída, gerando a NF.

4. ME21N criação de ordem de transferência de retorno

5. VL10B criação da remessa

6. VL02N posta a remessa utilizando o movimento 671, gerando a NF de retorno.

Notas Importantes:

• 1512390 – Stock Transfer: Full/Partial Return of Transit Stock

• Essa é a mais importante, pois contém configurações referente ao cenário.

• 123124  – LSA BR:5th v. Customizing of Brazilian movement types

• This note contains the report that updates the Brazilian movement to its standard configuration.

• 2708101 - STO stock behavior for Brazil

• 888805 – CBT:Stock transfer with stock transport order

• 199233 – Transfer with stock transfer order

Customizações:

• Na SM30, view J_1BIM03V a coluna ‘Delivery Type’ WL deve estar marcada como relevante para NF.

• Na SM30,view J_1BIV04V, movimento 543 tem que estar configurado.

• Na SM30, view V_T161V_WF, configurar o tipo de remessa (standard é delivery type NLR e item type NLRN), para tipo de PO ‘UB’.

Pontos de DEBUG:

• Variável RETPO é referente a flag de retorno marcada na PO e pode ser usada como um watchpoint.

• SE37 >>> Function Module >>> J_1B_IM_TX_CALCULATE_TAX_NEW

• Nesse FM é onde começa a interface com FI.

• SE37 >>> Function Module >>> CALCULATE_TAX_ITEM

• Nesse ponto a KOMP e KONK é preenchida.

• SE38 >>> Include LJ1BFF01

• Nesse include a NF é criada

• SE38 >>> Include LMBGBFSU >>> FORM AUSGABE

• Nesse include você pode verificar problemas com relação ao documento contábil e os famosos erros de balanço.

Maiores informações sobre os cenários de localização MM, consulte nossa WIKI:

Materials Management Localization Scenarios Overview

Abs,

Patricia

47 Comments
Former Member

Obrigada!

former_member399252
Discoverer
Boa Tarde Patricia,

Estou configurando Cenário de Retorno de Transferencia aqui na empresa, porém estou com o Erro M7050 ao registrar Entrada de Mercadoria, poderia me ajudar onde é essa configuração. Obrigada!
Former Member
0 Kudos
Olá Patricia, tudo bem?

No processo de devolução de transferência, o preço que é utilizado é o preço standard que consta no dado mestre do material.

Porém, como fiscalmente, o mesmo valor da saída da mercadoria deve ser o da devolução, e em nosso caso, foi feita a transferência no mês de Dezembro e a devolução do estoque em transito, foi realizado em Janeiro, onde os preços standard são diferentes, que causa divergências nas notas fiscais.

Existe alguma solução para esse caso? Algum ponto de desenvolvimento para que possamos tratar, utilizando o mesmo preço da remessa de origem?

Rodrigo
Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Ola Antonio,

Poderia verificar as configurações da documentação abaixo:

• 2479020 - STO with full/partial return Brazil

• 2588416 - Balance Not Zero - error M7050 - STO Process

Obrigada,

Patricia
0 Kudos
Ola, Patricia tudo bem?

Fiz todas as configurações necessárias para o processo, sendo que a etapa de saída negativa e geração da NF de saída, foram concluídas com sucesso, porem ao fazer o recebimento com a escrituração da NF, me aparece a mensagem abaixo.

Formulário NF55 não definido para local de negócio  .

Nº mensagem 8B061

Saberia me dizer o que pode ser essa mensagem?

Pois ja analisei todas as configurações de NF-e, mas não conseguir encontrar algo que pudesse me ajudar.

att

Denis

Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá Denis,

Para configurar o form para seu repectivo local de negócio segue o caminho abaixo:

Transação SM30 >>> entrar a view J_1BB2V.

Ou pelo caminha da SPRO abaixo:

1. Cross-Application Components

2. General Application Functions

3. Nota fiscal

4. Output

5. Assign Numbering and Printing Parameters

Abs,

Patricia

former_member254159
Discoverer
0 Kudos
Patricia tudo bom?

estamos com este erro ao tentar dar a saida de mercadoria pela vl02n

Entrar tipo, função e ID do parceiro

Nº mensagem 8B146

Diagnóstico

Tipo de parceiro, função do parceiro ou identificação do parceiro do destino não foram entrados em nota fiscal.

Atividades do sistema

Não é possível continuar.

Procedimento

Preencher campos vazios.

Eidelwein
Advisor
Advisor
Olá Eduardo,

Tudo bem e você?

Pelo que olhei no código o erro acontece por uma ou umas informações de parceiro (partner id/type/função) estarem chegando em branco na verificação final da Nota Fiscal.

Agora porque isso está acontecendo é difícil dizer.

Só pelo debug mesmo.

O que você pode tentar é revisar se as configurações de parceiro estão corretas. Pode ser que alguma desses info esteja faltando no mestre de dados.

Segue o link da WIKI de STO - https://wiki.scn.sap.com/wiki/x/vAq3Dw

Tem uma parte só de configuração de parceiro.

Abs,

Patricia

0 Kudos
Olá Patrícia, tudo bem?

O cliente onde estou não possui os movimentos localizados 833/835/861/862 e outros. Porém a versão aqui é a 617/740, sendo assim, não se pode aplicar a nota 123124  . Existe algum BC Set ou nota que possa ser aplicado para criar estes mvt no ambiente?

obrigado
Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos

Olá,

Você pode rodar o CATT desta nota, mesmo estando numa versão mais alta.

Isso deve ser suficiente para criar os movimentos.

Qualquer coisa avise.

Abs,

Patricia

gerhardyne
Explorer
Boa tarde Patricia!

Estou com um problema em um cliente que possui STO e compras via VL31N integrando com EWM embeded.

O caso é que não encontrei uma forma de forçar de maneira standard o tipo de movimento 861, pois se trocar na categoria de item, ele irá trocar para as compras também, e temos aqui os dois cenários, 101 e 861.

Encontrei uma exit para alteração do move type para quando o tipo de pedido for UD. Ele troca para 861 quando salva a VL31N e integra com o EWM.

O grande problema disso é que a nota fiscal está sendo gerada completamente Zerada, sem imposto e sem valor.

Não sei se a EXIT que optamos em usar está incorreta, ou se o EWM não consegue lidar com o calculo de imposto para este cenário igualmente não trata do movimento 541 para subcontratação.

Se puder me dar uma luz, agradeço.

Obrigada!

Gerhardyne O Rosner
Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá Gerhardyne,

Bom o que posso te sugerir é o seguinte.

Para o cenário de STO, se vocês não usam a VL32N para postar a inbound delivery, vocês precisam fazer um ajuste conforme o KBA 2367184 - VF062 Accounting doc not created, instrui.

Basicamente neste documento fala que você precisar criar um enhancement, pois se você não está usando a VL32N o sistema não consegue determinar o tax code e conseguentemente não vai calcular os valores esperados na NF.

E o outro ponto da subcontratação, é provável que você não consiga calcular impostos porque o sistema não consegue determinar o Posting String for Values - MSEG-BUSTW.

Neste caso você precisa preencher na BADI de subcontratação a variável MSEG-BUSTW.

Veja a nota 1677806 - Allow Tax Calculation for Subcontracting Process.

Espero que essas info te ajudem 😉

Abs,

Patricia
former_member708109
Discoverer
Boa tarde gerhardynerosner, eu tive o mesmo problema em um cliente.

A solução foi, criar um enhancement no programa LJ1BNTF1 no final do form tf_convert_sd_to_mm_txcd e atribuír o IVA na variável pe_mm_txcd conforme consultado na tabela EKPO-MWSKZ.

Com apenas esta modificação, o sistema já atribuiu os valores contábeis na nota fiscal.
former_member616849
Discoverer
0 Kudos
Ola Rodrigo, td bem?

Estamos enfrentando o mesmo problema. Conseguiu uma solução?

Grato!
0 Kudos
Boa tarde Patricia,

Agradeço se puder ajudar, mas estou tendo uns problemas na NF de devolução de STO onde na impressão da NF o IPI para alguns itens esta saindo impresso na coluna "Valor de IPI" mas deveria sair zerado pois não existe incidência de IPI na devolução. Sabe como corrijo esse problema ?

Obrigado,

RIcardo
Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Oi Ricardo,

Você está fazendo uma devolução conforme descrito acima com o movimento 671?

Tens alguma regra de exceção na J1BTAx que pode está impactando o calculo do IPI?

Att,

Patricia
former_member747587
Discoverer
Patricia, boa tarde!

Configurei os movimentos 671 e 672 e eles funcionaram perfeitamente, inclusive realizando a contabilização dos saldos na MMBE.

Porém verifiquei que o movimento não emite a nota fiscal do retorno dos materiais para o estoque.

Sabe me dizer se existe alguma configuração para a emissao dessa NFe?

obrigado

Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá Luciano,

Para que seja gerado a NF o primeiro passo é marcar este movimento como relevante para gerar a NF.

Essa configuração é feita na view (TOCDE SM30) J_1BIM02V.

Verifique se o movimento 671 está com o campo NF relevancy preenchido.

Abs,

Patricia
rag290
Explorer
Olá tudo bem!

No momento de gerar a VL10B (referente ao retorno) aparece a mensagem abaixo. Já verificamos a configuração do intervalo de numeração e não encontrei nenhuma inconsistência. Isso já foi relatado?

Para o objeto RV_BELEG , o intervalo não existe

Nº mensagem NR751

Obrigado!
0 Kudos
Olá Patricia, bom dia ! Tudo bem ?

Efetuamos a implementação das notas sugeridas e o fluxo está fluindo, porém temos um ponto em aberto e gostaria de saber se existe uma solução standard.

Ao efetuar um processo de Retorno o SAP utiliza o PMM atual do produto e temos casos onde o PMM desse produto sofre alterações, e ao realizar o Retorno os valores entre a saída e o retorno ficam divergentes.

Existe alguma solução para o processo de Retorno espelhar os valores (Fiscal e Contábil) da saída e não utilizar o PMM atual ?

Obrigado,
Edmilson Zaghi
Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Oi Renan,

Em Brasil não, mas no core encontrei algumas documentações:

• 1636359 - Error Message NR751

• 3012059 - Error NR751 is raised when trying to open temporary billing document in Fiori

• 2447854 - Error message NR751 for object RF_BELEG after EHP8 Upgrade

• 2105622 - Error message NR751 during update of delivery with sales order update

A maioria das notas que encontrei falam sobre a configuração do intervalo e a última é a única de correção mas é de 2014 para um cenário específico (verifique se é o cenário de vocês e se a nota é válida para a versão do sistema de vocês).

Uma sugestão se for viável é debugar a mensagem de erro para verificar a númeração que o sistema está lendo, para então confirmar se bate com o que está configurado no seu intervalo.

Abs,

Patricia

Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá Edmilson,

Vou pedir ajuda ao viniciusferrari para ver se ele consegue te ajudar com esta pergunta.

Abs,

Patricia
leosilveira
Discoverer
Olá, Patrícia! Boa noite!

Estou iniciando a configuração do cenário de retorno de mercadoria, porém, no meu ambiente o tipo de Remessa: NLR e o tipo de Item: NLRN, não estão presentes.

Falta a aplicação de alguma Nota? Ou alguma configuração preliminar?

Obrigado!
Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá Leonardo,

Que estranho!

Deixa eu pesquisar aqui, pode me confirmar a versão do seu sistema?

Obrigada,

Patricia
leosilveira
Discoverer
0 Kudos
Oi Patrícia, bom dia!

S4HANA ON PREMISE - 1709

Obrigado!
caioaugusto
Discoverer
0 Kudos

Boa tarde Patricia, tudo bem?

Eu realizei as configurações que foram mencionadas e quase tudo deu certo, mas no momento em que vou executar a VL02N para postar a remessa usando o movimento 671, o sistema apresentou o erro M7021.

CM Qtd.EM não atingido em 1 PEÇ : XXXXXX(Material) XXXX(Centro) XXXX(Depósito)

Entretanto, verificando o saldo dessa filial, eu vejo que tem material no estoque em trânsito.

Você já se deparou com essa mensagem? Saberia como proceder?

Desde já agradeço o artigo e o apoio.

caioaugusto
Discoverer
Oi Patricia,

Complementando a mensagem anterior eu encontrei uma nota sobre esse problema no retorno da mercardoria  (1734349 - Error M7021 while Full/Partial Return of Transit Stock).

Ainda estou avaliando o impacto que a configuração da nota 1734349 pode causar em outros processos.

Mas realizando o ajuste da nota no ambiente de qualidade, a mensagem não foi mais relacionado a quantidade de peças e sim ao código de imposto, que o sistema pede.

Mensagem Nº 8B376: "Entrar um código de imposto no item nota de remessa".

Eidelwein
Advisor
Advisor
Olá Caio,

Bom sobre este segundo problema, tu verificou se de fato há um código de imposto na remessa?

Aqui é o caminho:

Selecione o item > vai no menu e selcione a opção "go to" > item > financial processing e procure pelo tax code.

Se você não ver o campo de tax code, então da uma olhada nesta nota 2687931 - Outbound delivery does not show brazilian fields.

Se o tax code estiver preenchido muito provavelmente o sistema está apagando seu tax code em algum ponto, teria que debugar pra ver aonde e entender o porque.

Abs,

Patricia

caioaugusto
Discoverer
Boa tarde Patricia,

De fato o tax code não estava preenchido, fiz o preenchimento manualmente para seguir o teste e funcionou conforme o esperado. O movimento 671 foi realizado, o material voltou para o estoque da planta de origem e a nota foi emitida.

Obrigado pela ajuda e pelo ótimo guia que você disponibilizou! Me ajudou muito aqui 🙂
Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá Leonardo,

Desculpa  demora mas realmente não consegui achar nada concreto sobre a origem dessas entradas. 😞

Sugiro abrir um incidente para SAP no componente de LE-SHP.

Att,

Patricia
0 Kudos
Olá,

Estou com o seguinte cenário.

1. ME21N criação da ordem de transferência

2. VL10B criação da remessa

3. VL02N posta a saída, gerando a NF.

4. Registrada a entrada de mercadoria na planta destino

5. ME21N criação de ordem de transferência de retorno

6. MIGO 161 com base no pedido de devolução

7. VL10B criação da remessa

8. VL02N posta a remessa utilizando o movimento 671, gerando a NF de retorno.

Qual o procedimento eu devo executar para gerar uma NF para o produto sair da planta B e voltar para a planta A?

É possível configurar o movimento 161 para gerar uma NF de saída da planta A para a B.

Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá Thales,

Processo de retorno descrito acima é somente para cenários onde o material não chegou ao seu destino.

No teu caso o material chegou e vocês deram entrada desse material (etapa 4), logo não é possível fazer esse cenário de retorno.

Você podem fazer uma devolução de transferência de estoque:

• MIGO return delivery (antiga transação MBRL)

• Movement type: 837

• MIGO place in storage + material document  (antiga transação MBSU)

• Movement type: 838

Att,

Patricia

Olá, Obrigado pelo retorno Patricia.

Neste caso eu faço um "Return Delivery" com base na 'Delivery Note" ? Quando tento isto ocorre este erro:

No purchase order found for delivery note

Message no. M7247

Outro ponto é que possuo saldos que foram implantados no go live que preciso retornar "Movimento 561" neste caso não possuo referência, como eu poderia proceder?
Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Oi Thales,

Na verdade você precisa usar o número de documento do material (material document), não a delivery.

E essa parte pura de estoque eu não sei de dizer qual seria o processo correto.

Tem algumas notas de MM que talvez possam te auxiliar.

1618453 - How to fix quantity on stock in transit?

1618888 - How to deal with stock inconsistency?

Att,

Patricia
Olá Patricia,

Após realizar os passo da nota:

"2803635 - Return STO Scenario Using Mvt. 837 via MIGO in S/4HANA OP Landscape"

Obtive sucesso em realizar a devolução com base no movimento de mercadoria da entrada na filial destino (861).

Qual é o procedimento para realizar a entrada da NF de devolução na empresa destino desta devolução?

Existe um KBA sobre este processo?

Devolução de transferencia entre filiais onde já ocorreu a entrada do material no destino.

Caso não exista seria importante criar um step by step pois estamos sofrendo bastante com este ponto.

Muito obrigado pela sua atenção e apoio.
lfiore
Explorer
0 Kudos
Patrícia, bom dia!

Post excelente. Obrigado. Estou tentando configurar, porém ao fazer a delivery e nota fiscal de retorno, os impostos não estão iguais a nota de origem, parece que o SAP não está entendendo que seria um retorno. Você saberia informar se isto teria que ser desenvolvido ou seria alguma configuração? (O pedido está com o Flag Marcado, e está tudo certinho, porém ao buscar as alíquotas de impostos, ele está considerando, por exemplo para ICMS, a Origem e destino do local do Retorno e não a origem e destino da nota de origem, por exemplo, se a STO foi de RJ -> CE com alíquota de 12% ao efetuar o retorno, deveria considerar a alíquota de 12%, porém ele considera de 7%, que é a alíquota de CE -> RJ). Minha dúvida é se eu terei que configurar uma exceção para estes casos ou existe uma forma do SAP reconhecer isto?

Muito Obrigado,

Luis Fiore
lfiore
Explorer
Patrícia, bom dia!

Post excelente. Obrigado. Estou tentando configurar, porém ao fazer a delivery e nota fiscal de retorno, os impostos não estão iguais a nota de origem, parece que o SAP não está entendendo que seria um retorno. Você saberia informar se isto teria que ser desenvolvido ou seria alguma configuração? (O pedido está com o Flag Marcado, e está tudo certinho, porém ao buscar as alíquotas de impostos, ele está considerando, por exemplo para ICMS, a Origem e destino do local do Retorno e não a origem e destino da nota de origem, por exemplo, se a STO foi de RJ -> CE com alíquota de 12% ao efetuar o retorno, deveria considerar a alíquota de 12%, porém ele considera de 7%, que é a alíquota de CE -> RJ). Minha dúvida é se eu terei que configurar uma exceção para estes casos ou existe uma forma do SAP reconhecer isto?

Muito Obrigado,

Luis Fiore
Eidelwein
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá Luis,

Exatamente!

O sistema ele não simplesmente copia os valores e lança a nota de retorno, ele calcula tudo de novo.

Então é necessário sim fazer as configurações necessárias para que a Nota Fiscal calcule os impostos exatamente como foi calculado na nota fiscal original.

Att,

Patricia
lfiore
Explorer
0 Kudos
Patrícia, bom dia!

Desculpe te incomodar novamente, mas durante a VL02N para fazer o goods receipt estou recebendo o erro abaixo. Por acaso você saberia informar o que pode estar errado? Eu já debuguei, e não consegui encontrar nada.

"Tax code UE does not exist for jurisdiction code CE 2301000
Message No. FF718

Diagnosis
You have entered tax codes and jurisdiction codes in the G/L account items. The amounts of these items are used as the tax base to check the tax amounts you have entered or to determine the taxes. The system has now determined that one or more of the "tax code / jurisdiction code" combinations do not exist in Customizing.

System Response
Calculation of the taxes or checking of the taxes entered had to be terminated."
lfiore
Explorer
0 Kudos
Patrícia, bom dia!

Estou recebendo o erro FF718 quando estou fazendo o Goods Receipt na VL02N (GR do Retorno). Eu vi algumas notas referente a isto, mas são para Canadá e Estados Unidos. Por acaso, você teria alguma ideia do que possa ocasionar este erro?

Muito obrigado

Luis Fiore
willianagner
Explorer
Olá Patricia,

Existe um KBA de Devolução de transferência onde ocorreu a entrada do estoque no destino?

Caso não exista é possível criar este KBA ?
former_member836153
Discoverer
0 Kudos
Olá Patricia, bom dia tudo bem?

Fiz o processo todo, ao realizar as validações e testes o mesmo apresentou o seguinte erro abaixo no momento de realizar a Entrada de mercadoria na VL02N, como se o movimento 671 faltasse alguma configuração.

Pré-visualizando anexo da imagem

Pode me ajudar para entender o que pode ser esse erro?

Obrigado

lfiore
Explorer
Bom dia Patrícia! Excelente post...

Fiquei com uma dúvida: Nós utilizamos serial Number num cliente. Ao fazer o 862 o valor é preenchido na NF. Porém ao efetuar o processo de retorno, o valor vem zerado. Sabe o que poderia ser ou o que podemos fazer para que o valor venha correto?

Muito obrigado,

Luis
samuelkonig
Explorer
0 Kudos
Durante a entrada via MIGO mov 861, de uma transferência para comercialização da planta de produção para planta de venda o IPI não está sendo lançado no livro contábil na entrada.

Saída Ex: R$ 90+R$ 5 ICMS + R$ 5 IPI = Total R$ 100

Entrada Ex: R$ 90+R$ 5 ICMS + R$ ZERO IPI = Total R$ 100

Fica um "saldo" de 5 reais "sobrando" na conta de impostos de entrada.

Teria uma sugestão de como resolver isso?
BarbaraTalarico
Discoverer
0 Kudos
Olá Pessoal, bem?

Estou com o seguinte problema.

Fiz o pedido de devolução igual ao pedido de transferência, mantendo o mesmo centro Fornecedor e receptor.

Ocorre que durante o movimento 161, com base no pedido de devolução, recebo a mensagem de saldo indisponível no centro receptor. No caso a mercadoria não chegou mesmo (está em trânsito) e não existe o saldo para devolução.

Alguma sugestão?

0 Kudos
Bom Dia Patrícia!

Eu tenho um cenário que preciso realizar o retorno parcial de transferência entre CDs, mas que não está em trânsito. Foi realizada a entrada e por motivos de não conseguirem vender, deve-se voltar a mercadoria para o CD de origem. Preciso fazer esse retorno ao invés de uma transferência de volta, justamente por causa dos impostos pagos na transferência original.

Alguém já fez esse cenário?
gizelli_lira
Explorer
0 Kudos

Olá Patricia @Eidelwein , 

Estou com o mesmo problema reportado pelo Edmilson Zaghi:

" Ao efetuar um processo de Retorno o SAP utiliza o PMM atual do produto e temos casos onde o PMM desse produto sofre alterações, e ao realizar o Retorno os valores entre a saída e o retorno ficam divergentes.

Existe alguma solução para o processo de Retorno espelhar os valores (Fiscal e Contábil) da saída e não utilizar o PMM atual ? " 

Atualmente já existe alguma solução para esse situação? 

Desde já agradeço pela atenção.