Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Renan_Correa
Active Contributor
69,234

Oie Pessoal!

A SEFAZ publicou no final de 2016 a NT 2016.002 sobre "Alteração Leiaute da NF-e" com a nova versão 4.0 do layout, em Abril de 2017 foi publicada a versão 1.10 com  alterações e em Maio foi publicada a versão 1.20 com novas alterações.

O prazo previsto atualmente para a implementação das mudanças é o seguinte:

- Ambiente de Homologação: 03/07/2017;

- Ambiente de Produção: 02/10/17;

- Desativação da versão 3.10: 02/04/18 (ajustado conforme NT 2016.002 v1.10).

A data planejada de entrega da SAP para as notas com as mudanças é a seguinte:

• ERP: 17/07/2017 (FCP MM/SD) e 21/08/2017 (NFe Mapping);

• SAP NFE ( GRC 😞 08/08/2017

Essas datas estão sujeitas a alteração devido a NT 1.20 lançada em 29/05/2017.

Assim que surgirem mais atualizações sobre a NFE 4.00 a SAP Note “2415957 FAQ of Brazil’s NF-e layout 4.00” irá ser atualizada bem como os anúncios  disponíveis no Support Launchpad, no APP de notificações de mudanças legais.

As notas técnicas completas e suas atualizações podem ser baixadas no portal da SEFAZ.

OBS: Vale lembrar que o prazo inicial para implantação continua sendo em Agosto de 2017, sendo assim mesmo que sua empresa só vá emitir NFe 4.00 em 2018 será necessário se preparar para a possibilidade de receber NF-e’s 4.00 de fornecedores ainda em 2017. Isso que significa que pelo menos para o lado de MM ( e NFe incoming ) as empresas precisam se preparar para receber os XML’s no formato novo ainda neste ano.

att,
Renan Correa

#Atualizado 24.04: Adicionadas datas planejadas de entrega da solução para ERP e SAP NFE.

#Atualizado 29.05: Adicionadas informações sobre v1.20 da NT 2016.002.

Outros posts relacionados:
Publicada Versão 1.10 da NT da NFe 4.00
Fim da manutenção do Netweaver AS JAVA 7.0 e o respectivo impacto na NFE 4.00

206 Comments
0 Kudos
Pessoal, boa tarde,

Li nos comentários que tem gente aplicando somente as notas de MM, mas pelo que vi isto seria para atender a parte da automação do Inbound.

Não temos o NFe Inbound automatizado, somente pelo ERP.

Precisarei aplicar as notas de MM para receber as notas na versão 4.0 no ERP, sem automação?

Se eu receber uma NFe 4.0, conseguirei devolver/retornar com uma nota 3.10 sem problemas?

Obrigado

César
0 Kudos
Pessoal,

Na função "/XNFE/OUTNFE_CREATE_400" nossa estrutura GS_RFC_IDE_400 não esta sendo carregada, apenas a estrutura antiga GS_RFC_IDE.

Causando um erro na J1BNFE: "Model 00 is not supported for NF-e"

Nº mensagem J1B_NFE_ERP_GRC230

Alguém passou por esse problema?

Sds

Rodrigo
former_member492553
Discoverer
0 Kudos
Boa tarde!

Renan, aqui onde atuo (Copasa-MG), não temos os cenários de SD configurado (não somos obrigados a emitir nota fiscal), temos apenas o processo de Inbound e gostaria de saber se será necessário a aplicação de todas as notas?

Att.,

Geraldo Araújo

0 Kudos
Renan

Tem nova data pra liberação do SP 28? Pois vi num blog da sap que estaria disponível dia 5 de setembro, mas vi que ainda não está.

obrigado
Former Member
0 Kudos
Boa tarde pessoal,

Uma das atividades da Nota SAP "2505473 - Fundo de Combate à Pobreza - FCP Tax Configuration for Brazil" é a execução da migração pela J1BRAX:

Porém como temos muitos registros estamos executando em DEV o programa J_1B_GEN_TAX_COND_BACK em background para efetuar a atividade.

Quebrei em várias variantes para que não pesasse o sistema, porém está demorando demais.

Minha preocupação é o tempo que teremos em PRD para rodar o programa.

Alguém está passando por isso também?

Obrigado!
Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos
Olá Volnei,

Está planejado para 2a semana de Novembro, informação está publicada no portal de suporte da SAP.

att,

Renan Correa
former_member312228
Discoverer
0 Kudos
Boa tarde,

Renan, por favor, você poderia informar quando a nota 2443042 - Solution for CBT (17/JUL) será liberada novamente para aplicação?

Durante o dia de hoje ela ficou bloqueada porque está sendo editada.

Obrigado.
0 Kudos

Boa tarde!

Renan, por favor, saberia informar se a nota 2468570 ( EC87: Transaction J1B2N Incorrectly Updates the Partilha Rate of Return Documen (NEW SAP NOTE))  não foi liberada ou ainda está sendo atualizada?  Ao tentar visualizá-la através do portal da SAP, ocorre mensagem de erro, e ao tentar fazer o download desta nota pelo SNOTE também ocorre o erro informado abaixo: 

Desde já, obrigada!!

Att,

Débora

ABAP

0 Kudos

Bom dia Renan!!!

Estou trabalhando no Componente S4CORE, Release 101 e Support Packge SAPK-10102INS4CORE. Apliquei a nota 2518343 e ocorreu o seguinte erro:

Existe alguma nota para solucionar o problema?

Att,

Tarcísio Abner

0 Kudos
http://portalspedbrasil.com.br/forum/nf-e-publicada-versao-1-31-da-nt-2016-002-nova-data-versao-4-0/

Publicada a versão 1.31 da NT 2016.002 alterando a data de entrada em produção para 06-nov-2017.

Assinado por: Coordenação Técnica do ENCAT

1.3. Sobre o Prazo de Implantação

O prazo previsto para a implementação das mudanças é:
– Ambiente de Homologação (ambiente de teste das empresas): 03/07/2017.
– Ambiente de Produção: 06/11/17.
– Desativação da versão anterior: 02/04/18.

Segue o link: https://goo.gl/M99h1g

file:///C:/Users/ti_rogerio/Downloads/NT_2016_002_v1.31.pdf

Rogério Nere

former_member366935
Discoverer
0 Kudos

Ola

O Time CPFL (e parceiros) estamos com problema na validação do campo forma de pagamento (t_pag).

Realizado um teste no nosso ambiente, o mesmo só aceita essa tag com o código 99 (outros).

Segue abaixo o erro retornado pelo validador: 

S:J1B_NFE_ERP_GRC:226 PAG_DETPAG[8]-T_PAG Forma de pagamento

Alguma sugestão sobre como corrigir esta situação ?

Grato

former_member366935
Discoverer
0 Kudos

Com apoio do parceiro o time CPFL identificou a causa:

boa tarde 

Identificamos, o campo só aceita números e passamos letra. Faremos uma tabela_DE/PARA.

Item solucionado.
Former Member
0 Kudos
Boa tarde,

Alguem que já tenha configurado a RVABRA poderia compartilhar como ficaram os niveis e posições das condiçoes no esquema de calculo após aplicar as notas da 4.0?

Vendo o esquema atual não acho mais espaço disponível principalmente quando entram as BX.  Entendo que devemos apenas incluir as novas sem retirar as que ja existem.

Obrigada,

Gizela

equipe_erp
Explorer
0 Kudos

Olá Gizela, vc pode e deve inserir as novas conditions  adequando elas na PRICE, cada condição entra em sua respectiva ordem:

Por Exemplo:

687 1 BX9A ICMS Orig Part ExBas 320
688 0 BX90 ICMS Orig Part Base 320
689 0 BX92 ICMS Orig Part Rate 320
690 0 BX94 ICMS Orig Part Amt 1 320 MW6
691 0 BX91 ICMS Dest Part Base 320
692 0 BX93 ICMS Dest PartRate 320
693 0 BX95 ICMS Dest Part Amt 1 320 MW7
694 1 BX9B ICMS Dest Part ExBas 320
695 0 BX98 ICMS Spec Fund Base 320
696 1 BX9C ICMS Spec Fund ExBas 320
697 0 BX97 ICMS Spec Fund Rate 320
698 0 BX96 ICMS Spec Fund Amt 320 MW8
699 0 BX9O ICMS Part Orig Off 690 690 BRI
699 1 BX9P ICMS Spec Fund Off 698 698 BRI
699 2 BX9D ICMS Part Dest Off 693 693 BRI

Espero ter ajudado

André Abreu

Consultor SAP SD Sr.

Former Member
0 Kudos
Obrigada! Vou verificar.
former_member360149
Discoverer
0 Kudos
Bom dia,

Renan, o cliente no qual estou implementando a NF-e 4.0 não tem obrigação de recolher o FCP, conforme orientação da área fiscal. Dessa forma, não realizei nenhuma configuração que envolve o FCP e ao realizar um teste a NF-e é rejeitada - 875 Percentual de FCP inválido. Como devo tratar essa situação?

Obrigada.
0 Kudos
Bom dia Aline.

Estamos na mesma situação onde não há o ICMS partilha nem o FCP porém, tivemos que efetuar as configurações da mesma forma.
former_member360149
Discoverer
0 Kudos

Bom dia Ariel,

Muito obrigada pelo retorno. Por gentileza, poderia me explicar melhor o que fez pq uma vez configurado o FCP a empresa estará recolhendo o FCP e as tags de FCP do xml da NF-e serão devidamente preenchidas.

Será que a SEFAZ não tratou essa possível situação?

Mais uma vez, obrigada.

0 Kudos
Ola Aline, bom dia.

Certifique-se de que não está realmente carregando nenhuma tag referente ao FCP no XML (alíquota, base, etc).

Sugiro então abrir um chamado na própria SEFAZ destino para verificar a situação, já resolvi casos por e-mail mesmo por exemplo com a SEFAZ/RS.

abs

Ruy
Former Member
0 Kudos
boa tarde!

Estou com duvidas no novo grupo de pagamento de NFe 4.00, na nota 2459713 - NT 2016-002: NF-e 4.0 Layout - Outbound, foi criado a tabela J_1BNFEPAYMENT para guardar os dados referente aos pagamentos, porem essa tabela é para o final do processo, ou seja, para a emissão da nota fiscal.

Os dados de pagamento eu ja tenho desde o começo do processo na criação da ordem de venda. Por favor, alguem sabe me dizer se foram criados novos campos na ordem de venda ou se tem mais alguma tabela para salvar esses dados desde o inicio do processo?

Desde ja agradeço.

At.

Priscila
0 Kudos
Bom dia Equipe ERP ,

ainda estou com algumas duvidas , nesse caso nao vamos substituir nenhuma condição subsitituindo novas pelas que já estavam na pricing e sim coloca-las e se adequando os numeros de steps ? , pois eu tive que colocar as condições já existentes em steps menores , para caberem as novas condições em steps posteriores antes de atingir nesse caso 699

Obrigado

Ricardo Veloso

Pessoal, boa tarde !!!

Estou com a mesma dúvida acima da Priscila.

Como e onde são determinadas as informações para envio dos dados de pagamento para a nova tabela J_1BNFEPAYMENT e consequentemente o envio automático ao XML?

Obrigada,

Former Member
0 Kudos

Olá Jigar Shan

Não consegui achar uma regra standard, para popular a tabela J_1BNFEPAYMENT.

Estou fazendo via BAPI J_1BNF_ADD_DATA.

Former Member
0 Kudos
The mapping of these fields (payment) via MM and SD process are only done via BAdI.
0 Kudos
Pessoal

tem alguma previsão para NFC-e 4.0?
0 Kudos
Ola Renan, boa tarde

Estamos com problema para aplicar a nota 2414052.

O problema está no programa LJ1BGF01 o código não existe no ambiente que a SAP NOTE procura para fazer a correção.

Com base nessas informações tentamos aplicar a nota 2263623 para incluir o código que a nota 2414052 necessita.

Não podemos aplicar a nota 263623, pois estamos na versão SAPKH60317, precisamos de uma nota que faça a inclusão do código que está na nota 2263623 e com isso aplicar a nota 2414052.

Um detalhe importante da nota 2263623 é que nela tem a informação que essa correção foi entregue na versão SAPKH60318, ou seja, só pode ser aplicado até a versão 16 e foi entregue na versão 18.

Qual a SAP NOTE da versão 17?

Grato,

Rogério Nere MM

Olá Pessoal,

Aplicamos o SP 27 no GRC e várias notas do SAP ECC no ambiente de desenvolvimento. Depois disso, nossas NF-es criadas com a versão 4.0 estão apresentando erro "ERP RFC version 0002 not supported / Message number: J1B_NFE_ERP_GRC222". Essa mensagem acontece depois de numerar a NF-e.

Para NF-e criadas com a versão 3.10, não está dando esse problema.

Estamos usando a opção "2 classic with TRFC" na SM59, opção Transfer Protocol. 

Alguém teve esse problema também, ou tem ideia do que poderia ser?

Obrigado.

Rafael Gassen
Former Member
0 Kudos
Olá Pessoal,

Gostaria de fazer uma pergunta, comecei a aplicar a nota oss 2459713, nos pré-requisitos existe a criação de alguns métodos, no método FILL_FULL , quando adiciono o parâmetro OUT_FUEL, o sistema não reconhece o Associated Type: "J_1BNFE_T_FUEL", a mesma coisa acontece com FILL_TRACE, estou procurando alguma nota oss para criação desses tipos mais não achei, alguém poderia me ajudar ?

Att,

Cid Pinheiro.

0 Kudos
Boa tarde!

Rafael, estou com o mesmo problema, neste momento estou tentando ver com a SAP.

A analise que realisei até o momento foi via debug. No momento que é feita a numeração da Nota a include LJ_1B_NFEF93 e é chamado o o objeto j_1bnfe_rfc_Version e neste objeto só existe o valor 0001.

Alguem passou por isso?

0 Kudos
Pessoal,

Alguém sabe quando o Support Packge 28 do GRC será lançado?

Atualmente está como "planned" no site da SAP, sem data definida ou estimada...

Att.

Rafael Gassen

Former Member
Prezados, boa tarde.

Estamos aplicando as SAP Notes referentes a NT2016.002. Ao tentar aplicar a nota 2459713, ela traz como pré-requisito várias nossas da solução TDF, porem, aqui no cliente não temos essa solução implementada.

Alguém passou ou está passando por isso? E qual foi a solução?

Importante ressaltar que a própria nota diz que só é necessário a aplicação dessas notas se a empresa tiver a solução.

Desde já agradeço.

Denis

former_member468214
Discoverer
0 Kudos
Hi  Cid Pinheiro,

I am facing a similar issue as mentioned in your blog.

I have already implemented the pre-requisite notes and other mentioned notes provided in troubleshooting guide but could solve the issue.

Notes 2428753 is implemented successfully
Note 2346415 is implemented successfully

Other notes are incomplete or could not be implemented:-  SAP Note 0002259931 incomplete

2207676 cannot be implemented

Did you able to resolve the issue, can you please share the solution.
former_member314311
Participant
0 Kudos
Pessoal,

Estamos com problema na aba de rastreabilidade de medicamentos, não está aparecendo na J1B1N e nenhuma nota que foi aplicada existiu passos manuais para controle de tela (para esta aba aparecer). A versão do meu cliente é 604. Tem alguma nota que corrige isso?
aniv
Explorer
0 Kudos
Aqui no projeto também tivemos que fazer um tratamento via Badi e criar uma tabela De x Para.

aniv
Explorer
0 Kudos
Ricardo a dica é manter a ordem das condições igual as que estão na Nota 606.

Eu também não substituir nenhuma, e evitei ao maximo trocar de nível, mais se tiver que trocar , observe a correspondência.

A minha primeira versão da RVABRA não deu certo, mais depois que re-organizei  as condições na ordem correta, minha price funcionou .

Segue:

Observa q eu tinha espaço apartir do nível 684 até o 690 .

RVABRA 683 0 BX8O 679
RVABRA 684 0 BX9M 0
RVABRA 684 1 BX9L 0
RVABRA 684 2 BX9H 0
684 3 BX97
RVABRA 685 0 BX9I 0
RVABRA 686 0 BX9K 685
RVABRA 687 0 BX4B 0
RVABRA 687 1 BX4C 0
RVABRA 688 0 BX4A 0
RVABRA 690 0 BX90 0
RVABRA 691 0 BX92 0
RVABRA 692 0 BX94 0
RVABRA 693 0 BX91 0
RVABRA 694 0 BX93 0
RVABRA 695 0 BX95 0
RVABRA 696 0 BX98 0
RVABRA 697 0 BX9C 0
RVABRA 698 0 BX96 0
RVABRA 699 0 BX9O 692
RVABRA 699 1 BX9P 698
RVABRA 699 2 BX9D 695
RVABRA 700 0   1
RVABRA 702 0 IPI3 1
RVABRA 704 0 ICM3 1
Former Member
0 Kudos
Boa tarde Pessoal.

Acabamos de aprovar uma nota de vendas de SP-->SP sem problemas na versão 4.0.

Porém ao emitir uma nota interestadual, ex: SP-->MG a SEFAZ está rejeitando com erro 868-Rejeição: Grupos Veiculo Transporte e Reboque não devem ser informados. Os campos que a SEFAZ está validando conforme NT não estão no meu XML, somente os dados da transportadora, ao eliminar essas tags da transportadora via BADI a nota é aprovada.

-58786252000178TRANSPORTADORA KOJIMA & KOJIMA LTDA112335192110RUA JACOBI BARRICHELLO 86SÃO PAULOSP

Vocês sabem me dizer se teremos nota SAP para resolver esse problema ou teremos que tratar via BADI mesmo ?

Regra NT_2016_002_v1.4, pag.55
Se operação interestadual(idDest=2), não informar os Grupos Veiculo Transporte (id:X18; veicTransp) e Grupo Reboque (id: X22) Obs1: a critério de cada UF, a regra de validação acima também pode ser aplicada nas operações internas (idDest=1) Obrig 868 Rej. Rejeição: Grupos Veiculo Transporte

Desde já agradeço a ajuda.
Edivaldo Santos
SAP SD
aniv
Explorer
0 Kudos
Boa Tarde,

Pessoal Boa Tarde

Alguém pode compartilhar como estão as suas BX9I, BX9M e BX9L na sua price , e se alguma nota foi aprovada com as tag´s do FCP preenchida ?

No aguardo ...

former_member468214
Discoverer
0 Kudos

The issue is resolved by implementing following additional notes which creates large no. of dictionary objects which are pre-requisite for running the report NOTE_2459713:

2358607

2346434

2410234

0 Kudos
Oi Everton,

estou com o mesmo problema, conseguiram resolver?

obrigado!!
Former Member
0 Kudos
Estimados, muito boa tarde!

Estive verificando sobre as "Informações de Pagamento" da NFe 4.00. Sabem se temos alguma solução standard para isso?

verifiquei que por exemplo o campo "Payment Method" esta no pedido de vendas, mas não esta passando para a nota fiscal. Como ficam o restante dos campos tambem? exemplo, bandeira do cartão, codigo de autorização, etc.

Desde já agradeço pela ajuda.

Obrigado.

Emiliano Almada
Former Member
0 Kudos
Boa tarde,

Alguém teve problema com o preenchimento da condição BX98?

Está ficando zerada, enquanto a BX9M carrega a base como mostra abaixo.

Duvida: Qual a diferença entre elas, pois pela descrição, ambas são base ICMS FCP.

Obrigada!

Former Member
0 Kudos
Andre, bom dia

Fiz conforme sua orientação. No entanto, configurando de acordo com a nota 2438606 a condição BX98 não está sendo carregada. Segue:

Modelo configurado:

Obrigada
0 Kudos
Pessoal,

É necessário aplicar a Nota da SAP 2535150 no GRC para resolver esse problema. Aplicamos aqui e resolveu.

Essa SAP note é parte do SP 28 do GRC (ainda não liberado todo o SP).

Att

Rafael Gassen
former_member314311
Participant
0 Kudos
Bom dia!

Alguém sabe se a SEFAZ alterou novamente a data de liberação do ambiente de homologação? Era dia 20/11/2017, porém estamos tentando emitir notas na versão 4.0 e o retorno é de que o ambiente não responde... pesquisei informações e não encontrei.
Ola Priscila,

Hoje cedo processei dois testes na Versão do xml 4.0 para SEFAZ SP foi aprovada normalmente.

Rogério Nere MM
0 Kudos
Pessoal, boa tarde.

Estou tentando implementar a nota 2180709, porém, está ocorrendo o erro abaixo. Alguém sabe que nota resolve este problema. Já tive este problema antes com aplicação de outras notas, mas para os outros campos encontrei a nota da SAP de correção. Para este não...

Este erro ocorre na tela SAPLJ1BISSCUST - 0015 e ao aplicar nota, a parte referente a esta tela não é implementada devido a este erro:

Alguém já passou por este erro nesta mesma tela e poderia me ajudar?

Desde já,muito obrigada!

former_member314311
Participant
0 Kudos
Rogério, obrigada pelo retorno. Estamos com erro no PI por isso as notas na versão 4.0 não estão indo. Agradeço o retorno sobre o ambiente! Abraços
Olá, pessoal.

Talvez as informações abaixo sejam úteis:

Após a aplicação da nota 2459713, as informações de pagamento são disponibilizadas na aba de finanças da J1B1N e creio que isso não seja nenhuma novidade.

Acontece que passei por um problema, onde os novos campos permaneciam bloqueados para edição, mesmo após as devidas parametrizações já conhecidas.

Após debug, descobri que esta nova subscreen ficará aberta para edição se as views abaixo estiverem devidamente parametrizadas com a versão 4.0 do XML, conforme imagens a seguir:

Abaixo, uma das views como exemplo:

Logo abaixo está o código que a SAP inseriu (via nota 2459713) para fechar/esconder os novos campos.

former_member432427
Discoverer
0 Kudos
Conseguir resolver aplicando a nota no ECC que altera este parâmetro para 0002:

2537989 - NF-e 4.0: NT 2016.002 v1.30

former_member434325
Discoverer
0 Kudos
Bom dia Priscila, se você já efetuou as configurações de controle de tela após a aplicação das Notas, a pasta Ratreabilidade só irá aparecer se a versão da Nota já estiver configurada para a 4.0 (configurado na filial), mas para fazer o teste você pode alterar a versão enquando estiver fazendo a J1b1n na tab NFe-data.

Só lembrando que as configurações de tela tem as Subscreens, ou seja, verifica o tipo da Nota, verifica o screen control do header e depois do item.

Desta forma funcionou para mim.

Att.