Financial Management Blogs by Members
Dive into a treasure trove of SAP financial management wisdom shared by a vibrant community of bloggers. Submit a blog post of your own to share knowledge.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
aust
Participant
19,074

Introdução

O MDF-e é um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que substitui a emissão do documento em papel. Deve ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com mais de um conhecimento de transporte ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais de uma nota fiscal.

A solução da SAP para o MDF-e foi entregue no Support Package 18 do SAP NFE liberado em setembro de 2014 e a adaptação, hoje em dia, no lado do ECC, lembrando que no ECC não foi entregue a solução até data de hoje.

Solução SAP GRC/NFe 

A solucao contempla, relacionado ao MDF-e, três monitores, sendo:

• Monitor MDF-e  /sap/bc/webdynpro/xnfe/mdfe_monitor

• Monitor de Lotes  /sap/bc/webdynpro/xnfe/mdfe_batch_monitor

• Monitor de Status Serviço de Comunicação com a SEFAZ  /sap/bc/webdynpro/xnfe/mdfe_servsta_monito

• Monitor MDF-e arquivados  /sap/bc/webdynpro/xnfe/mdfe_monitor_arch

Configuração necessárias:

- MDF-e: atualizar sistemas da autoridade conectados

- MDF-e: definir solicitação para status de serviço da autoridade (SEFAZ)

- MDF-e: atualizar versão dos tipos de mensagem

MDF-e 3.00: Integration Scenarios disponíveis:

Para ativar a versão 3.00 basta alterar a SM30 /XNFE/V_XMLVERMF 

Para integrar o ECC com o SAP NFE é necessário utilizar algumas funções:

Criar o MDF-e 3.00 utiliza-se a FM: /XNFE/OUTMDFE_58_CREATE

- Criar Eventos:

Código Evento FM Obs
110111 Cancelamento /XNFE/EV_ISSUE_MDFE_CANCEL Fim do processo (prazo de 24 horas)
110112 Encerramento /XNFE/EV_ISSUE_MDFE_CLOSE Fim do processo (necessário após a entrega da carga)
110114 Inclusão de Condutor /XNFE/EV_ISSUE_MDFE_ADD_DRIVER Somente para o modal rodoviário

*Sempre após a criação de um MDF-e será necessário algum evento.

Será necessário implementar a BADI para a função de retorno ao ECC com a resposta da SEFAZ: /XNFE/BADI_MDFE_RFC_EXTERN , p.ex.:

Jobs:

Verificar Status Serviço: /XNFE/MDFE_CHECK_SRV_STATUS

Enviar Eventos: /XNFE/MDFE_EVENT_SEND

Lote Criar/Enviar/Receber: /XNFE/MDFE_BATCH_PROCESS ;

Ou: /XNFE/MDFE_BATCH_CREATE, /XNFE/MDFE_BATCH_SEND, /XNFE/MDFE_BATCH_REQUEST.

Ack: /XNFE/GET_ACKNOWLEDGMENT

Monitor MDF-e

Monitor de Lotes

Monitor Status de Serviço

Usando o emissor da SEFAZ de SP é possível gerar um xml modelo em homologação para facilitar os testes e evitar erros 255.

Adaptação no ECC

Foi utilizado em um cliente um Z, no mesmo modelo da J1BNFE, para a construção do monitor da MDF-e. Mais uma vez, não possui solução standard no ECC, por enquanto.

Links úteis

https://launchpad.support.sap.com/#/notes/2814715

https://help.sap.com/viewer/product/SAP_ELECTRONIC_INVOICING_FOR_BRAZIL

https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Mdfe
29 Comments
david_medeiros
Participant
0 Kudos

Olá Tiago,

Obrigado por compartilhar, ficou legal a explicação.

Abraços,

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Tiago,

Excelente explicação, obrigada por compartilhar.

Abraço

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Excelente!

Parabéns.

Former Member
0 Kudos

Top esse post aust!!! :cool:

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

aust Top man ! Parabéns pela explicação

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Olha o David ai esparrando na SCN !!!

Abssss

Former Member
0 Kudos

show! Parabéns pelo blog e obrigado por compartilhar aust!!!

Former Member
0 Kudos

Thiago, com a NT que saiu ontem tive um problema de validação de MDF-e:

Rejeição: Existe MDF-e não encerrado há mais de 30 dias para o Emitente

Detalhe, estou no ambiente de Homologação, e não tenho MDF-e emitido para o que estou fazendo.

Outro detalhe, muito estranho, pois a usuária está fazendo teste com um Documento que foi emitido no Ambiente de Produção, e no Homologação da o erro.

Teve algo parecido com isso?

aust
Participant
0 Kudos

Ronaldo,

Essa mensagem deve/deveria conter a chave de acesso que está em aberto na sefaz a mais de 30 dias. Deve ser coisa antiga que testou. Todos devem ser encerrados/cancelados.

Agora, em 2015, tem um novo webservice de Consulta de MDF-e Não Encerrados. Creio que com ele você verá os MDF-e em aberto.
Caso não resolva, abre uma nova thread e discutiremos.

abraços,

Former Member
0 Kudos

Sim vou abrir, pois pode ser que o que tem pendente pra encerrar não seja esses que estou fazendo os testes, poder ser coisa antiga do LEGADO.

Former Member
0 Kudos

Ola Tiago,

Vi seu blog apenas hoje, muito completo!

Obrigada por compartilhar!!!

RafaelVieira
Active Participant
0 Kudos

Ótimo blog aust!

Former Member
0 Kudos

Olá Tiago, excelente, parabéns!

Você sabe se a SAP tem alguma previsão para criação da parte do ECC ou ficará apenas na liberação das badis e a galera terá de desenvolver?

Abraços

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Olá Danilo,

Não temos ainda nenhuma previsão para MDF-e no ERP. Por enquanto temos apenas a solução do GRC NF-e.

att,

REnan

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

a Solução que Desenvolvi está em Produção a 3 Semanas, estou tendo alguns problemas de travamento do Lote onde da erro de Memória Interna, GUID não encontrado, e também dependendo do erro não é possível substituir um Documento já enviado, mesmo estando com erro, mas está bacana, está funcionando legal até o momento, existe algumas regras para dar aquele acabamento final no Desenvolvimento do lado do ECC que os usuários estão solicitando, mas por fim está em funcionamento.

Former Member
0 Kudos

Olá Amigos,

Estou tendo problema no retorno ao ECC, veja na imagem abaixo que aparece o erro de chamada do ECC, só volta o status para o ECC quando aperto o botão "Continuar Processo", alguém já passou por esse problema ?

Botão Selecionado para atualizar o ECC.

BADI.

Muito obrigado.

aust
Participant

Franklin, peço que abra uma thread para analisarmos melhor.

obrigado.

wilsonrsantos
Active Participant
0 Kudos

Olá Tiago, boa tarde !

Meu cliente precisa implementar a MDF-e, pelo que vi o GRC instalado já tem todos os pré-requisitos, basta configurar a SPRO do mesmo e as interfaces necessárias no PI, porém resta a implementação necessária no ECC.

Pelo que vi, ainda não tem uma solução standard para isso, certo ? Não havendo, pelo que entendi a construção no SAP não é só de uma tela de monitoramento, será necessária a criação de tabelas específicas para conter os dados dos MDF-e criados, ou seja, não será utilizada nenhuma tabela standard para armazenar estes dados, por ser um tipo de documento não previsto no SAP. Explicando de outra forma, o que me refiro é que, o MDF-e não é um documento fiscal, então por exemplo, não faria sentido criá-lo via J1B1N ou algo do gênero, de modo que tudo relacionado à MDF-e precisa ser customizado no ECC, estou certo ?

Se puder confirmar isso para mim, me será de grande utilidade, para saber de onde partir.

Desde já muito obrigado,

Wilson

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Wilson,

Peço que poste a dúvida no fórum SPED & NF-e como discussão, desta forma o assunto pode ser melhor detalhado que aqui exclusivamente no blog postado a mais de um ano.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

wilsonrsantos
Active Participant
0 Kudos

Olá Fernando !

Ok, vou postar lá, faz sentido.

Atenciosamente,

Wilson

0 Kudos
Olá! Estou implantando o MDF-e, fazendo o download das NF-es emitidas contra a minha empresa. Nos testes, o que percebemos, foi que só está fazendo o download das notas que já deram entrada no SAP ECC. Peguei 3 casos de notas emitidas contra minha empresa, e solicitei ao recebimento não dar entrada no SAP para ver se fosse buscar esses XMLs, rodei o /xnfe/collect_documents e trouxe apenas as notas entradas, e as que não demos entrada o sistema não buscou.  Tem outra configuração a ser feita, ou o comportamento é este mesmo, buscar notas que estão no ECC, mas não contém o XML?
former_member197795
Participant
@Tiago Faust
Muito boa essa postagem, estamos iniciando o processo na empresa que trabalho e esse material contribuiu muito.

Gostaria de aproveitar que esse post é antigo e muitos colegas já implementaram a solução, e pedir a ajuda de vocês quanto os campos que mapearam na transação criada no ECC para o monitoramento dos eventos do MDF-e.

Se alguém puder disponibilizar algum material sobre os campos utilizados/mapeados, nós agrademos muito.

Obrigada
Jossiane
Former Member
0 Kudos

Olá

Verificando o manual do MDF-e 3.00, existe ponto informando onde conseguir as URL’s.

c) As URLs dos Web Services encontram-se no Anexo IV deste manual e no Ambiente

Autorizador (www.mdfe.sefaz.rs.gov.br). Acessando a URL pode ser obtido o WSDL

(Web Services Description Language) de cada Web Service.

Verificando no site são 1.00

Alguém sabe onde encontrar as URL’s da versão 3.00?

aust
Participant
0 Kudos
José, são os mesmos links.
aust
Participant
0 Kudos
Olá Jossiane,

O post é antigo mas foi atualizado(e continuará) assim que o SP foi disponibilizado.

Portanto, até o SAP NFE SP26 tudo acima está válido.
brauliocorrea
Participant
0 Kudos
Olá, referente ao novo evento 110115 ( Inclusão de DF-e )  a SAP esta tratando o envio deste evento ?

Obrigado.
brauliocorrea
Participant
0 Kudos
Olá, compartilhando os problemas encontrados na atualização do SP 33, até o momento o erro encontrado foi na função /XNFE/PROCSTEP_MFOSIGNA, onde existe uma chamada da função /XNFE/CORE_SIGNATURE_CREATE_QR, nesta temos um parametro chamado EV_SIGNED_QR_CODE e que foi escrito EV_SIGNED_QRCODE, gerando dump de parametro desconhecido.

Na mesma função, também temos a chamada da função /XNFE/OUTMDFE_UPDATE_HEADER e que tem um parametro chamado IS_MDFEHD, porém foi escrito como is_ctehd, gerando dump também.

Foi aberto chamado e ainda não tivemos resposta.
brauliocorrea
Participant
0 Kudos
De acordo com a resposta obtida em chamado, a SAP não atende o evento 110115.

Solicitaram adicionar a idéia no Influence Opportunity.

Sinceramente não entendi o posicionamento, visto que é um  evento legal e que consta na NT do layout 3.00a.

Quem se interessar em votar, segue o link:

https://influence.sap.com/sap/ino/#/idea/242904

Abraços

brauliocorrea
Participant
0 Kudos
A SAP liberou a nota 2887585 e já adicionou no SP 34 a correção!
Labels in this area