on 2024 Jan 03 1:24 PM
Meus amigos, boa tarde.
Estou com um caso o tanto curioso e que ainda não achei a solução.
Aqui na Empresa, utilizados uma política de estoque (estoque máximo) para atendimento da produção definida com estratégia MTS.
Eventualmente, a carteira de pedidos vem acima do estoque máximo, logo, estou utilizando o Tipo de MRP V1 (que contempla necessidades externas superiores ao estoque máximo)
Acontece que quando adiciono o ponto de ressuprimento, o MRP entende que deve ser reposto ordem planejada para atender o ponto de ressuprimento e não somente o estoque máximo.
Exemplo:
Estoque 50
Ressuprimento 100
Estoque máximo 500
Na lógica, a ordem planejada seria de 450un, no entanto, o MRP considera os 450 para atender o estoque máximo + 100 de ressuprimento, gerando uma ordem planejada de 550 (considerando o tipo de MRP V1).
Em contrapartida, quando coloco o ponto de ressuprimento em 1, não vai gerar nenhuma ordem planejada caso o estoque esteja abaixo do estoque máximo, salvo se a carteira que entrar for maior do que o estoque máximo.
Tipo:
Ressuprimento 1
Estoque máximo 500
Se a carteira de pedido for menor do que 500(menor do que o estoque máximo), não gerará planejada. – porque não atingiu o ressuprimento
Se a carteira de pedido for maior do que 500, mesmo com ressuprimento 1, ele vai gerar planejada pq o tipo de MRP V1 considera necessidades externas.
Daí vem a pergunta:
Existe alguma configuração, tipo de MRP, regra de cálculo de tamanho de lote ou até mesmo uma combinação que atenda o seguinte requisito:
Se o estoque for menor do que o estoque máximo, gerar ordem planejada para repor estoque máximo (desconsiderando o ponto de ressuprimento, se atingido ou não); e
Se a carteira de pedido for maior do que o estoque máximo, gerar planejada para atender a carteira de pedido dando um by-pass no estoque máximo. (isso o V1 faz, mas não considera o ponto anterior)
Desde já, obrigado a todos.
User | Count |
---|---|
91 | |
8 | |
6 | |
6 | |
5 | |
5 | |
5 | |
5 | |
5 | |
3 |
You must be a registered user to add a comment. If you've already registered, sign in. Otherwise, register and sign in.