on 2016 Apr 19 1:41 PM
Bom dia pessoal.
Eu tive muita dificuldade ao me preparar para a prova de pré-requisitos para o SAP B1 pois eu não tenho nenhum contato com contabilidade no meu dia a dia. Me informaram que cairiam questões de contabilidade geral, questões fiscais e importação/exportação. Sendo assim eu assisti algumas aulas no youtube, pesquisei siglas, termos e fui para a prova me sentindo totalmente às cegas. Enfim, claro, não passei e não tenho vergonha de admitir, reforço que não tenho nenhum contato com essas informações no meu dia a dia... estoque? Nunca foi importante pra mim a não ser quando o produto que eu queria não estava na prateleira e iam buscar no estoque.....
O que eu fiz foi, tentar ler inúmeras vezes as questões para tentar decorá-las e ao sair anotei tudo que me lembrava. Assim eu pude procurar os assuntos corretos para me preparar para a 2a chance. Conversando com outra pessoa conseguimos levantar mais de 20 questões que cairam em nossas provas... Minha proposta é: Você tem questões anotadas? Você se lembra, por mais fácil que foi, de alguma questão da sua prova de pré requisitos? Adicione a esse post.
PS: Há anexo um TXT com essas questões para download.
=====================================================================================
1) A empresa tem uma matriz e duas filiais, para o fisco federal os resultados contabeis e financeiros devem ser
==>Todos descentralizados matriz e filiais
2) Na implantação de uum controle de estoque informatizado, quais cadastros devem ser priorizados
==>Cadastro dos itens unit de medidas e fatores de conversão
3) As transferencias de itens entre depósitos do mesmo estabelecimento devem ser suportadas pelo seguinte documento:
==>NF Eletronica com item e depósito destino
4) Em uma economia com inflação alta o controle de estoque de materia prima deve ser:
==>Em grande quantidade para garantir mais desconto e aumentar o lucro
5) Em uma empresa comercial teremos em seu plano de contas:
==>Custo das mercadorias vendidas
6) Imposto de importação, gastos com desembaraço das importações, frete maritimo e outros gastos de importação de materia prima, devem ser classificados como:
==>Custos que devem ser agregados a itens adquiridos por importações
7) Uma confecção comprou uma máquina de estampar camisetas por $10.000 com 60 dias para pagamento dentro dos principios fiscais contábeis qual o lançamento básico a empresa compradora deverá ==>Credita depreciação e credita bens do imobilizado
😎 O enquadramento de uma empresa no super simples consiste no
==>Recolhimento de um único valor mensal que engloba praticamente todos os impostos (federais, estaduais e em alguns casos municipais)
9) Para levar bens de estoque de uma filial para outra dentro do mesmo estado a empresa deve:
==>Emitir uma nota fiscal de venda entre ambas
10) Conceito de Item:
==>É um codigo numerico ou alfa numerico definido para identificar os diversos materiais de uma empresa
11) Tributos não-cumulativos
==>tributo que nao da direito a tomada de credito nas entradas de m. prima
12) Um dos documentos que acompanha a exportação ou importação de um produto
==>NF Serie 1 para exportação
13) Um prestador de serviço de acessoria emitiu uma nota fiscal no valor de $1.000, sendo que a empresa tomadora de serviço deve reter $15,00 de IRRF que afirmativa é verdadeira ?
==>Criar um título a pagar de fornecedor e $1000 e enviar uma DARF no valor de $15
14) Qual é o conceito de fornecedor
==>PF ou PJ apta a vender produto ou serviços por um valor negociado
15) Pq os descontos comerciais abatimentos e devoluções de mercadoria devem ser atribuidos ao estoque?
==>Para correção dos valores em Estoque
16) O que significa DANFE?
==>Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica
17) O que significa EPP?
==> Empresa de Pequeno Porte
18) O que significa NF-E?
==> Nota fiscal eletronica
19) Um dos documentos que acompanha a exportação ou importação de um produto?
==> Invoice
20) Imposto de importação, gastos com desembaraço das importações, frete maritimo e outros gastos de importação de materia prima, devem ser classificados como:
==> Custos que devem ser agregados a itens adquiridos por importações
21) O que significa o termo BluePrint?
==> Definição dos processos de negócios atuais, posteriormente se torna um guia oficial do projeto
22) O que significa o termo Go Live?
==> Disponibilizar o sistema para produção.
23) Para que serve a reunião de kick-off?
==> Alinhar conhecimento, entender as necessidades do cliente, definir prazos e metas.
Request clarification before answering.
Olá Pamela, entendo a tua necessidade.
Contudo acredito que o caminho não seja decorar, mas sim estudar um conjunto de coisas que podem te ajudar com a prova de pré-requisitos. Tenho uma certa preocupação, assim como o Fernando destacou com fomentar respostas prontas, pois é necessário realmente criar a "casca grossa", ter uma "bagagem".
Acredito que é possível você construir a base que precisa, até mesmo em um curto espaço de tempo, mas vai ser preciso estudar!
Sou instrutor da academia de B1 e tenho visto bastante feedback tanto da prova de pré-requisitos quanto da prova de certificação. Lembre-se que ao final da academia haverá uma nova prova, que certamente é bem mais difícil que a de nivelação.
Recentemente escrevi um artigo, pois a cada nova turma recebia as mesmas perguntas, recomendo que você leia, mas vá além do artigo que estou compartilhando: http://scn.sap.com/community/portuguese/business-one/blog/2016/02/15/est%C3%A1-come%C3%A7ando-no-sap...
Recomendo muito você ler o artigo do ->
Se possível veja todos os links que compartilhei no artigo, leia o material gratuito da academia que também esta destacado no artigo, os guias de estudo e tudo mais. Após isto acredito no sucesso da sua empreitada, não desistir será fundamental.
Espero ter ajudo com uma vela no fim do túnel.
Abraços,
Rodrigo da Costa Feula
You must be a registered user to add a comment. If you've already registered, sign in. Otherwise, register and sign in.
Discussão movida de Comunidade SAP em Português (Portuguese Language Community) para SAP Business One (Português)
Particularmente não gosto de fomentar questões deste tipo no SCN, é bem contra producente ajudar a responder questões pontuais sem que o consultor sofra e crie uma casca grossa, entretanto vou deixar para a moderação do B1 avaliar.
Atenciosamente, Fernando Da Rós
You must be a registered user to add a comment. If you've already registered, sign in. Otherwise, register and sign in.
User | Count |
---|---|
110 | |
9 | |
6 | |
5 | |
3 | |
3 | |
3 | |
3 | |
3 | |
3 |