cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Desenvolvimento no SAP Business One

Former Member
0 Kudos
434

Bom dia pessoal,

Provalmente alguém ja deve ter passado por alguma situação semelhante não sei, procurei aqui pelo forum mas ainda não encontrei uma resposta!

Gostaria de saber se é possível desenvolver uma tela dentro do SAP onde eu possa exportar dados do mesmo e salvar em um arquivo *.xml formatado, desenvolver um addon séria a melhor forma talvez? Ou existe alguma outra forma dentro do SAP mesmo?

Att,

Yuri Rocha

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

former_member202745
Active Participant
0 Kudos

Olá Yuri,

outra alternativa seria usar o Integration Framework, além de poder automatizar a geração o Integration já pode fazer o envio automático para o servidor remoto.

Atenciosamente,

Leonardo.

Former Member
0 Kudos

Usa o add-on EFM (tem no instalador do SBO), eu só não lembro se ele exporta para xml.

Former Member
0 Kudos

Bom dia Bruno

Primeiramente muito obrigado pela sua pronta resposta,

Talvez eu não tenha explicado direito o problema mas o caso é o seguinte...

1 - Cenário:

Um cliente precisa gerar periodicamente um conjunto de arquivos para um fornedor contendo dados consolidados do SAP em formato *.xml e disponibiliza-los em um servidor remoto que estará acessível via TCP/IP ou FTP.

2 - Questionamentos:

Qual seria a melhor forma de extrair esses dados?

Como eu poderia fazer?

É possivel fazer isso usando o assistente de registro de objetos do SAP?

Desenvolver um addon seria viavél porque atualmente não disponho do licenciamento necessário de desenvolvedor?

Att,

Yuri Rocha

Former Member
0 Kudos

Nesse caso, existem duas formas:

• Você desenvolve um serviço que extrai os dados usando SQL (assim vc não precisa de licença desenvolvedor) e gera o arquivo xml;
    • Se você precisarmexer nos dados do SBO, seria necessário usar a DI (e na teoria você precisa de uma licença de desenvolvedor).
  • A ultima opção é usar o B1iF (se não me engano já está incluso na licença SBO), nele você consegue extrair os dados, gerar xml e salvar em qualquer lugar (ou até criar um serviço web).

O assistente de registro de objeto (UDO) não tem nada a haver com o que você está querendo. (https://help.sap.com/saphelp_sbo900/helpdata/PT/45/10031acf465d7ae10000000a11466f/content.htm)

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde,

Como o SAP está no banco de dados Microsoft SQL Server, você não precisa de add'on para ler os dados, você pode usar os recursos de qualquer linguagem que conecta no SQL Server, só que nesse caso fica um programa externo ao SAP.

Eu tenho vários softwares desenvolvidos em Visual Studio C#, um deles faço a exportação do financeiro para o Contmatic/Phoenix para contabilização pelo escritório contábil.

Por segurança, eu não uso o "Administrador" ou o "sa" do banco de dados nos softwares, eu criei um usuário "somente leitura" no banco de dados do SAP.

Olha a cara do meu exportador.

Você provavelmente vai cair no mesmo problema que eu, por exemplo, preciso gravar alguns dados em algum local (como por exemplo, a conta reduzida acima), nesse caso, criei um banco de dados paralelo ao SAP, só para meus softwares.

Se você precisar gravar no SAP, também é tranquilo (quase), é só usar as ferramentas que ele mesmo disponibiliza, o SDK,

lembrando que NUNCA deve fazer update/delete no banco de dados SAP por fora via Studio ou Programas, é proibido e estraga o sistema.

O instalador do SDK está dentro da pasta de atualização/instalação do SAP.

nele você vai conseguir vários exemplos, até exemplo de add'on na pasta C:\Program Files (x86)\SAP\SAP Business One SDK\Samples.

E na pasta C:\Program Files (x86)\SAP\SAP Business One SDK\Help tem os arquivos de ajuda bem legais, como por exemplo o REFDB que mostra tudo sobre as tabelas do SAP.

Espero ter ajudado

Abraço,

SAP 9.1 PL11

Visual Studio 2015 Community

0 Kudos

Boa tarde yuri, aqui na empresa eu preciso diariamente exportar arquivos de demanda, para meus fornecedores... para um órgão chamado IMS e TIVIT, o consultor que desenvolveu isso aqui na empresa, ele criou uma procedure, no banco de dados, onde no sap ele fez um tipo de relatório, onde coloco o período e escolho o fornecedor... ao processar o relatório ele gerar um arquivo numa pasta que ele deixou estabelecida na procedure... com as informações de acordo com layout passado.

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fabio,

Eu estava lendo a documentação do SDK e fiquei com uma dúvida. Aparentemente ele é divido na parte da UI API (interface gráfica) e DI API (banco de dados). Pelo que eu entendi eu não posso usar a DI com uma licença B1 normal, correto? Então eu não posso fazer nenhuma consulta/alteração no BD, mesmo que para uso próprio? A princípio me interessei em aprender o SDK, mas se eu não puder usar o BD não vejo muito sentido nisso.

Obrigado

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde Rudá, desculpe pela demora da resposta.

Eu tenho um software em C# que usa o DI API (banco de dados), pra gravar esboço de pedidos de vendas, onde utilizo o usuário do SAP (licença logística), pra gravar esse esboço, não precisei de uma licença especial para isso, só o usuário que deve ter permissão para acessar o que você deseja gravar no SAP.

Exemplos:

Atualiza um preço na lista de preço.

Criar um campo (esse usei para criar o campo Enquadramento de IPI)

Espero ter ajudado,

Abraço,

Fabio