on 2024 Nov 19 5:19 PM
We would like to know which configuration should be used to set valuation types for material split valuation.
Request clarification before answering.
Hi SAP Community,
The Configuration Activity / SSCUI to define the Valuation Types and Categories is "Activate Split Valuation for Valuation Area" (101717). You can also refer to the SAP Help Portal documentation below:
Split Valuation
Valuation
Best Regards,
SAP Support
You must be a registered user to add a comment. If you've already registered, sign in. Otherwise, register and sign in.
Prezados colegas,
Faço parte do tempo de implementação do SAP/4Hana desde janeiro de 2025 e atualmente o projeto está na terceira onda que deverá integrar todo o grupo a nível Brasil com a mesma base do SAP.
Na primeira onda optamos por realizar uma avaliação dividida para determinados tipos de materiais, a partir das instruções da consultoria contratada, e na época fomos avisados que uma vez ativada essa função seria irreversível para o material.
No entanto, devido à legislação tributária brasileira, temos uma lista de códigos de origem de material. Em vários casos, um mesmo código de produto cadastrado pode variar entre as várias origens, dependendo do negócio concretizado.
A partir dessa lógica, a Requisição de Compra emitida pelas áreas Requisitantes envolve as informações dos Dados Mestres de Materiais de maneira automática. No entanto, a confirmação da origem do material ocorre somente na fase de Cotação e Negociação pela equipe de Compras .
Os códigos de origem do material vão de 0 a 9, e um mesmo produto pode variar entre vários desses códigos dependendo da origem do BP e da composição do produto.
A equipe de Compras recebe as requisições das áreas e somente após consultar o mercado definir qual fornecedor tem custos e, por fim, após aprovação das melhores condições definir o código de origem do material para emitir o Pedido de Compra .
Sabemos que ao solicitar uma avaliação dividida no material, o campo origem do material fica travado/bloqueado para edição nas transações ME21N, ME22N, ME51N, ME52N onde a equipe de Compras utiliza para formalizar a compra de mercadorias através de Pedidos de Compras e Contratos . Desta forma, tantos pedidos de compras emitidos pela ME21N ou alterados pela ME22N, como Contratos de Fornecimento WK/MK emitidos via ME51N ou alterados via ME52N não possuem o campo de origem do material habilitado para conciliar a informação conforme negócio finalizado junto com a BP.
Com base nesse bloqueio, consultamos o SAP e verificamos que há uma Nota SAP que recomenda não editar quando há split valuation Standard ativado. Além disso, verificamos no QAS a possibilidade de reconfigurar esse campo (torná-lo editável) via SHD0, e chegamos à conclusão de que não permite reconfigurar justamente por esse Note SAP.
Queremos uma solução rápida para essa falha no processo de Aquisição, através de uma melhoria nas transações supracitadas que se adequem à legislação brasileira para atender não somente ao nosso projeto, mas para todos os clientes SAP no Brasil. Pois o impacto negativo ao negócio é enorme e a melhoria traria flexibilidade aos usuários de Compras e maior assertividade nos negócios junto à BP, evitando retrabalhos nos dados mestres, alterações constantes em Pedidos de Compras e Contratos, atrasos nas transações de estoques e conciliações nos objetos de custos, além de riscos de atrasos de pagamentos das compras realizadas.
Estamos à disposição para testar em massa essa melhoria através do SAP/4Hana.
Fico grato pela atenção.
Rodrigo Vieira de Carvalho
You must be a registered user to add a comment. If you've already registered, sign in. Otherwise, register and sign in.
| User | Count |
|---|---|
| 30 | |
| 16 | |
| 15 | |
| 6 | |
| 5 | |
| 4 | |
| 4 | |
| 3 | |
| 3 | |
| 2 |