on 2016 Jul 27 6:01 PM
Na nossa empresa é frequente termos cancelamento de vendas feitas com cartão de crédito.
O que conseguimos fazer até agora é composto de 3 passos:
1. lançamento contábil manual creditando o valor total na mesma conta do débito das parcelas. Isso acerta o Contas a Receber;
2. cancelamento de uma por uma das parcelas na Administração de Cartão de Crédito. Isso acerta a parte de Adiantamento do Cliente;
3. emissão de uma Nota de Devolução de Saída, avulsa, referenciando o documento de venda. Isso acerta o Fiscal.
O que complica é que estas ações manuais são sujeitas a erro e, principalmente, dependendo de como você buscar as informações no B1, terá uma visão equivocada da situação. Por exemplo, se puxar o mapa de relações, vai parecer que o pagamento nunca foi cancelado.
Alguém conhece alguma solução que permita o cancelamento como é feito com boletos, por exemplo?
Rubens,
Simulando isso tenho duas sugestões:
1° Sugestão: Na tela de contas a receber, se a transação não foi depositada, você conseguirá cancelar clicando com o botão direito "do mouse" nessa tela e selecionando a opção cancelar.
Fazendo isso o ERP cancelará o título baixado.
2 ° Sugestão: Se o cartão foi depositado o ERP não deixará você cancelar da forma acima.
Neste caso você deverá cancelar o depósito primeiro e depois efetuar o passo 1 "informando acima".
Para cancelar o depósito do cartão.
Menu - Banco - Depósitos - Depósito na tela de depósitos ( ative a tela para o modo procurar CTRL+F) e localize o depósito efetuado.
Após localizar esse depósito, efetue o cancelamento.
Após efetuar esse cancelamento, será necessário cancelar a baixa na tela de contas a receber.
Complemento:
Abraços!
Att,
Luiz Assis
You must be a registered user to add a comment. If you've already registered, sign in. Otherwise, register and sign in.
Oi Luiz,
Muito obrigada pela resposta.
Infelizmente, mesmo se a transação não foi depositada, que é o nosso caso, não conseguimos cancelar clicando com o botão direito "do mouse". Dá sempre um erro dizendo "Impossivel cancelar. Um dos comprovantes de crédito foi descontado."
Em Banco --> Depósitos, confirmo que não foi depositado e por isso mesmo não aparece a opção Cancelar.
Será que estamos com uma versão diferente?
A nossa é SAP Business One 9.1 (9.10.190) PL: 09 (32-bit)
Rubens,
Minha versão é 9.1 PL12 .
Identifiquei esse caso abaixo onde é provável ser o mesmo caso que o seu.
Sobre o erro, na minha simulação, percebi que devido a configuração na tela de pagamento com cartão de crédito sistema bloqueia o cancelamento conforme o intervalo "diferença" de data de lançamento informada ( quando efetivou a baixa) com a data do sistema no dia que você "tenta" cancelar a baixa efetuada.
Nessa tela definimos o quantidade de dias que "recebemos da administradora" e bem provável que a quantidade de dias ultrapassou (mesmo ele não depositado).
Simulações:
1 - Baixa de um titulo do mês 06/06/2016 ( data de lançamento) porém com uma configuração (na tela abaixo )com o intervalo de data menor.
Cancelamento - Fui cancelar o pagamento ( direto na tela do contas a receber) com a data de hoje o sistema bloqueou com a mesma mensagem que você informou.
2 - Nova baixa 06/06/2016 porém com um intervalo de data maior na configuração (na tela abaixo).
Fui cancelar o pagamento e foi possível.
Att,
Luiz Assis
Oi Luiz,
Muito obrigada pelo seu tempo e disposição em nos ajudar!
Eu tinha lido alguma coisa sobre a data configurada no "Pgto. após" e troquei para 24 meses.
Mesmo assim continuo com o mesmo erro.
Será que é porque a NF já foi emitida?
Não pode ser porque a data do Contas a Receber é anterior à data da alteração do "Pgto. após", pode?
Mais uma vez muito obrigada!
Obrigado Rubens.
Quando eu simulei erro, mesmo modificando a data do "pgto após " o SAP não deixava cancelar.
Neste caso, sugiro efetuar o mesmo que fizeram nesse tópico abaixo.
Impossível cancelar. Um dos comprovantes... | SCN
Att,
User | Count |
---|---|
109 | |
8 | |
8 | |
6 | |
5 | |
5 | |
5 | |
5 | |
5 | |
4 |
You must be a registered user to add a comment. If you've already registered, sign in. Otherwise, register and sign in.