cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Como cancelar venda com Cartão

Former Member
0 Kudos
893

Na nossa empresa é frequente termos cancelamento de vendas feitas com cartão de crédito.

O que conseguimos fazer até agora é composto de 3 passos:

1. lançamento contábil manual creditando o valor total na mesma conta do débito das parcelas. Isso acerta o Contas a Receber;

2. cancelamento de uma por uma das parcelas na Administração de Cartão de Crédito. Isso acerta a parte de Adiantamento do Cliente;

3. emissão de uma Nota de Devolução de Saída, avulsa, referenciando o documento de venda. Isso acerta o Fiscal.

O que complica é que estas ações manuais são sujeitas a erro e, principalmente, dependendo de como você buscar as informações no B1, terá uma visão equivocada da situação. Por exemplo, se puxar o mapa de relações, vai parecer que o pagamento nunca foi cancelado.

Alguém conhece alguma solução que permita o cancelamento como é feito com boletos, por exemplo?

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Rubens,

Simulando isso tenho duas sugestões:

1° Sugestão: Na tela de contas a receber, se a transação não foi depositada, você conseguirá cancelar clicando com o botão direito "do mouse" nessa tela e selecionando a opção cancelar.

Fazendo isso o ERP cancelará o título baixado.

2 ° Sugestão: Se o cartão foi depositado o ERP não deixará você cancelar da forma acima.

Neste caso você deverá cancelar o depósito primeiro e depois efetuar o passo  1 "informando acima".

Para cancelar o depósito do cartão.

Menu -  Banco -  Depósitos -  Depósito na tela de depósitos ( ative a  tela para o modo procurar CTRL+F)  e localize o depósito efetuado.

Após localizar esse depósito, efetue o cancelamento.

Após efetuar esse cancelamento, será necessário cancelar a baixa na tela de contas a receber.

Complemento:

Abraços!

Att,

Luiz Assis

Former Member
0 Kudos

Oi Luiz,

Muito obrigada pela resposta.

Infelizmente, mesmo se a transação não foi depositada, que é o nosso caso, não conseguimos cancelar clicando com o botão direito "do mouse". Dá sempre um erro dizendo "Impossivel cancelar. Um dos comprovantes de crédito foi descontado."

Em Banco --> Depósitos, confirmo que não foi depositado e por isso mesmo não aparece a opção Cancelar.

Será que estamos com uma versão diferente?

A nossa é SAP Business One 9.1 (9.10.190) PL: 09  (32-bit)

Former Member
0 Kudos

Rubens,

Minha versão  é 9.1 PL12 .

Identifiquei esse caso abaixo onde é  provável ser o mesmo caso que o seu.

Link para acessar a thead

Sobre o erro, na minha simulação, percebi que devido a configuração na tela de pagamento com cartão de crédito sistema bloqueia o cancelamento conforme o intervalo "diferença" de data de lançamento informada ( quando efetivou a baixa) com a data do sistema no dia que você "tenta" cancelar a baixa efetuada.

Nessa tela definimos o quantidade de dias que  "recebemos da administradora" e bem provável que a quantidade de dias ultrapassou (mesmo ele não depositado).

Simulações:

1 -  Baixa de um titulo  do mês 06/06/2016 ( data de lançamento) porém com uma configuração (na tela abaixo )com o intervalo de data menor.

Cancelamento - Fui cancelar o pagamento ( direto na tela do contas a receber)  com a data de hoje  o sistema bloqueou com a mesma mensagem  que você informou.

2 - Nova baixa 06/06/2016  porém com um intervalo de data maior na configuração (na tela abaixo).

Fui cancelar o pagamento e foi possível.

Att,

Luiz Assis

Former Member
0 Kudos

Oi Luiz,

Muito obrigada pelo seu tempo e disposição em nos ajudar!

Eu tinha lido alguma coisa sobre a data configurada no "Pgto. após" e troquei para 24 meses.

Mesmo assim continuo com o mesmo erro.

Será que é porque a NF já foi emitida?

Não pode ser porque a data do Contas a Receber é anterior à data da alteração do "Pgto. após", pode?

Mais uma vez muito obrigada!

Former Member
0 Kudos

Obrigado Rubens.

Quando  eu  simulei erro, mesmo modificando a data do "pgto após " o SAP não deixava cancelar.

Neste caso, sugiro efetuar o mesmo que fizeram nesse tópico abaixo.

Impossível cancelar. Um dos comprovantes... | SCN

Att,

Former Member
0 Kudos

Obrigada Luiz!

Infelizmente acho que é esta a solução.

Já tinha visto outra discussão que terminou na mesma conclusão.