cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Read only

Aplicação MP 1.171/2023 - Desconto simplificado IRRF

eduardo_silva_jr
Explorer
0 Likes
2,265

Olá pessoal!

Estou avaliando aplicar a nota SAP 3379646 - INSS & IRRF Legal Change.

Fiquei com as seguintes dúvidas:

1. Essa nota possui alguns passos manuais e cita como necessidade aplicar a nota SAP 2755905, referente a localização Colômbia.

a. Essa nota possui um texto claro que é relevante somente para a Colômbia.

b. Nessa nota há um requisito pré-implementação para aplicar a nota SAP 2754045 e ela possui vários pré-requisitos, todos da localização Colômbia.

2. Essa mesma nota possui um passo pós implementação citando a necessidade de aplicar a nota SAP 3353376, porém ela não existe.

Alguém aplicou essa nota? Qual procedimento foi adotado?

Essas notas da Colômbia realmente precisam ser aplicadas? Até entendi a necessidade de aplicação da 2755905 olhando o fonte, porém fiquei na dúvida se é necessário ou se no momento da aplicação da nota vai solicitar os demais pré-requisitos.

Obrigado!

Accepted Solutions (0)

Answers (7)

Answers (7)

ALEX_BR
Newcomer
0 Likes

Bom dia!

Veja que após essa nota foi fixado no programa que o INSS deve ter o codigo oficial la na configuraçao como INSS e não como 2100 que normalmente a gente atribui. Está fixado no programa que o INSS tem esse código oficial 'INSS' sem isso o IRRF fica errado pois não é deduzido da base.

Att 

Demóstenes

ROGERIORGR8
Explorer
0 Likes

Bom dia, alguem sabe se esta nota aplica no financeiro?

3415449 - BR Withholding Tax Calculation - IRRF Simplified Discount

0 Likes

Olá Pessoal, boa tarde!

Aplicamos as notas para desconto simplificado e quando criamos uma fatura não está trazendo o código de retenção IR. Alguém conseguiu?

3353376 - WT: Withholding tax Base amount is incorrect for 'Reduce Base amount'

3379646 - INSS & IRRF Legal Change

Att.

Adenildo

ROGERIORGR8
Explorer
0 Likes

Boa tarde Adenildo,

Como disse acima, consegui.

0 Likes

Rodrigo, você fez alguma coisa além da nota 3379646 porque seguimos a risca e não funcionou.

Att.

Adenildo

ROGERIORGR8
Explorer
0 Likes

Adenildo,

Primeiro faça o pré-manual como esta na nota nota 3379646, e depois aplique a nota 2755905, e depois a nota 3353376 e faz a configuração da nota 3379646 como esta na guia de configuração, prestando atenção que o campo "País IRF" na tabela LFB1 para os fornecedores esta com "BR", após isso aplique a nota 3379646. Seguindo estes passos que esta na descrição

na nota provavelmente deve dar tudo certo. Foi assim que eu fiz.

Att:

Rogério Garcia.

0 Likes

Rodrigo, boa tarde!

Nosso caso a nota 2755905 não é relevante para nossa versão, os passos manuais já estão implementados.

Implementamos a nota 3353376 e 3379646, fizemos todo customizing 3379646 considerando o fornecedor com campo País IRF=BR e durante a criação da fatura a aba de retenção não trás o código A3. Abrimos um ticket na SAP e aguardando avaliação.

Att.

Adenildo

ROGERIORGR8
Explorer
0 Likes

Bom Eduardo,

Apliquei e não esta calculando o desconto simplificado, estou debugando a Classe CL_FIWTBR_SIMPLIFIED_DISC e

Método IF_WT_SETTLEMENT_VENDORREBATE~ADD_TAXAMOUNT ele entra e tem uma condição que faz o seguinte teste,

if(lt_t059fb IS NOT INITIAL), e nesta condição não entra e é onde vai fazer o calculo do desconto (ls_t059fb-wt_bbasb * 25) /100.

Eduardo, deu certo o problema estava no cadastro do fornecedor que não estava com a coluna "País IRF" na tabela LFB1 tem que estar com o conteúdo "BR".

Com base na nota 3379646 configura o pré-requisito e depois aplique as notas

2755905 - Colombia new legal change : field FIWTCO_PEN_VOL_DEDO to the corresponding

3353376 - WT: Withholding tax Base amount is incorrect for 'Reduce Base amount'

3379646 - INSS & IRRF Legal Change

ROGERIORGR8
Explorer
0 Likes

Boa tarde, apliquei as notas

2755905 Colombia new legal change : field FIWTCO_PEN_VOL_DEDO to the corresponding

3353376 WT: Withholding tax Base amount is incorrect for 'Reduce Base amount'

3379646 INSS & IRRF Legal Change

E seguindo todas a configurações, só esta calculando o INSS_General e IRRF_General, o IRRF_Simplified não esta calculando conforme a nota. Alguém tem alguma sugestão o que pode ser?

eduardo_silva_jr
Explorer
0 Likes

Bom dia Rogerio, tudo bem?

Conseguiu entender?

Aqui não aplicamos ainda por algumas incertezas quanto a solução.

Obrigado.

ROGERIORGR8
Explorer
0 Likes

Boa tarde ,

Vocês conseguiram aplicar a nota 3379646 e deu tudo certo.

Vendo a parte de configuração da nota diz para colocar o Off.W/Tax Key com INSS ou DISC , nesse campo utilizamos o código do imposto, exemplo 0588 que identifica o imposto aplicado. E esse código é utilizado no REINF e no E-Social

Minha dúvida, conseguiu fazer as configurações conforme a nota e deu tudo certo?

former_member452801
Discoverer
0 Likes

Então mestre aqui aplicamos mais também achei estranho o configuration guide que menciona inserir essas chaves INSS e DISC, pois isso reflete diretamente no REINF e E-Social.Em relação a nota que menciona especifica pra Colômbia ignoramos ela e seguimos .Alguém conseguiu testar corretamente a solução? Eu testei aqui e não seguiu as regras da nova classe CL_FIWTBR_SIMPLIFIED_DISC. Estou debugando para avaliar melhor. Fiquei na duvida também em relação ao que a SAP menciona no configuracion guide de na MIRO ter que escolher manual se o imposto é com o desconto simplificado ou não. Entendo que deveria ser pela regra do programa de forma automático.pois no momento do lançamento não tenho como saber se o lançamento terá esse desconto ou não. Alguém com um visão diferente? Enfim vou terminar as analises aqui e abrir chamado na SAP para maiores esclarecimentos da solução da nota entregue.

telmamilitani17
Discoverer
0 Likes

Olá Eduardo, boa tarde!

Eu implementei a nota 3379646 - https://me.sap.com/notes/3379646/P.

Veja se isso te ajuda.

Atenciosamente,