Jesse Owens usou o seu primeiro par de sapatilhas há 83 anos atrás nos jogos Olímpicos de Berlim, onde levou quatro medalhas de ouro. As sapatilhas foram feitas pela Adidas especialmente para ele. Desde então, os melhores atletas passaram a procurar os melhores artigos esportivos e outras grandes marcas passaram a buscar melhoria de performance e evitar lesões. Os jogos de Berlim também foram os primeiros a serem televisionados em preto e branco.
A conexão entre tecnologia, atletas e fãs nunca parou, apenas a forma como é feita mudou. Nos dias de hoje, não somente os melhores artigos esportivos estão disponíveis, mas também software para atletas e suas equipes, como a SAP faz com o SAP Sports One e para a melhor experiência dos fãs, outras soluções são oferecidas, como o SAP Event Ticketing, SAP Customer Checkout, ERPs e CRMs dando um conceito de estádios ou arenas inteligentes.
A forma como a transmissão é feita também mudou, ainda temos a televisão, mas com uma melhor qualidade de imagem, temos também outras possibilidades como mídias sociais e o streaming. Mais da metade da população global está conectada, alguns dos desafios que temos são: como aprimorar os treinos, a distribuição, oferecer um melhor espetáculo, uma ótima experiência ao fã e é claro, como monetizar?
Esportes e tecnologia sempre estiveram conectados e essa conexão aumenta a cada dia. Esporte também é trabalho duro, estratégia e metodologia. Você sabia por exemplo que o paper “The New New Product Development Game” de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka publicado em 1986, baseado nos movimentos e estratégia do rúgbi inspiraram a metodologia Scrum? A velha abordagem sequencial para desenvolver não era mais eficiente e empresas no Japão e EUA passaram usar um método holístico, como no rúgbi.
E se pensarmos no automobilismo, às vezes uma ultrapassagem parece tão fácil? Mas você sabe a probabilidade de sucesso? O piloto escolheu a opção mais segura ou surpreendeu o oponente e arriscou tudo? A tecnologia pode mostrar a probabilidade de sucesso.
Os esportes estão mudando, alguns hábitos também, a forma que praticamos, a forma que assistimos, a forma como os produtos são consumidos está mudando e a tecnologia está sempre disponível como ferramenta de apoio a todo o ecossistema. Eu posso dar um outro bom exemplo, você sabia que a premiação nos torneios de eSports está no mesmo nível(ou ainda mais alta) comparada a esportes tradicionais? Veja a 'Fortnite' World Cup. O vencedor, Kyle Giersdorf, conhecido online como Bugha, levou 3 milhões de dólares, valor maior que o último Wimbledon Open.
Todos os assuntos acima e muitos outros estiveram presentes no Sports & Tech, evento que rolou na semana passada em São Paulo no InovaBra. Meu colega Anderson Schmitt e eu representamos a SAP como palestrantes, nossa apresentação foi: “
Reinventando a experiência do fã com o uso da tecnologia”. Beth Romero, jornalista, foi a apresentadora, Giuliano Passini da ALMARUGBY, Filipe Scoton da Amazon Web Services, Sergio Verde Selva da DAZN e Pedro Daniel da Ernst & Young também palestraram. Parabéns a todos, incluindo organizadores, InovaBra, por abrir as portas e receber esse grande evento e também a qualificadíssima plateia que esteve lá! Que time, que networking maravilhoso, que evento!
Veja outros blogs do mundo de Esportes & Entretenimento na minha página: mateus.grings#content:blogposts