English page
Olá,
Você sabia que agora é possível retificar um evento do relatório EFD-Reinf? Continue lendo para encontrar mais detalhes sobre o processo de retificação.
O que preciso saber antes de retificar um evento?
- No leiaute 1.3.01 do relatório EFD-Reinf, o campo responsável por indicar que o evento é um arquivo original ou uma retificação é o indRetif. Veja abaixo a definição que o guia prático traz sobre esse campo:

- Outro campo importante que deve ser contextualizado é o campo nrRecibo, que deve ser preenchido somente quando o evento é uma retificação. Veja abaixo a definição que o guia prático traz sobre esse campo:

- O relatório EFD-Reinf e o governo não mantêm versões dos eventos relatório EFD-Reinf. A partir do momento que um evento é retificado, somente o último evento é mantido pelo governo. Quando uma retificação é feita, o relatório EFD-Reinf lê os dados atuais existentes no sistema e os envia novamente para o Messaging Framework, ou seja, mesmo que você não tenha feito nenhuma alteração, um evento de retificação será enviado ao Messaging Framework.
- Caso o período esteja fechado, você terá que reabrir o período para retificar o evento.
Como retifico um evento?
Após executar o relatório EFD-Reinf (veja o Blog Post TDF-EFD-Reinf: funcionalidades da solução 1/2
https://blogs.sap.com/2017/10/09/tdf-efd-reinf-funcionalidades-da-solucao-12/ para mais detalhes), siga os passos abaixo:
- Selecione a linha do evento que você deseja retificar.É importante ressaltar que, para retificar um evento, esse evento deve estar com status Success e deve ter o recibo de retorno que valida o evento (conforme imagem abaixo):

- Selecione o novo botão Retificar e enviar para o MF para gerar um evento de retificação e enviar uma nova versão desse evento ao Messaging Framework (conforme imagem abaixo).

Como sei que o evento que selecionei foi retificado?
Você pode verificar, nos detalhes (

) de cada evento, os seguintes campos (conforme imagem abaixo):
- Indicador de retificação: O evento que você selecionou para retificar (evento retificado) ficará com valor 1 (arquivo original) e o evento de retificação (evento retificador) ficará com valor 2 (arquivo de retificação).
- Número de recibo do evento: O evento que você selecionou para retificar conterá o recibo de retorno do governo, enquanto o evento de retificação estará vazio, aguardando o retorno do governo.
- Número do recibo retificado: O evento que você selecionou para retificar estará vazio. enquanto o evento de retificação conterá o recibo de retorno do governo.
- ID do evento de retificação: O evento que você selecionou para retificar terá esse campo preenchido com o ID do evento retificador, enquanto o evento de retificação estará vazio.
Evento retificado:
Evento retificador:
Para mais informações, veja
https://help.sap.com/tdf_br_10 -> Ajuda da aplicação -> Relatórios -> EFD-Reinf – Informações de Background.
Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil, aqui na SAP Community, para ficar ligado nas últimas notícias sobre o Tax Declaration Framework (TDF).
Quais são os pré requisitos para utilizar essa funcionalidade?
Você precisa ter o Support Package 11 do TDF já instalado no sistema e aplicar as seguintes SAP Notes:
2632951 - [TDF SP11] Note 025: DDIC and HANA View Objects for SAP Note 2632779
2632779 - [TDF SP11] Note 026: MF - Reinf - Support to Rectification Events
Atenciosamente,
Rodolfo Felipe Celante
Time de Desenvolvimento do TDF