Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member
1,344
Olá pessoal!

Venho escrever minha segunda publicação para um problema que detectei no SAP que é bastante bizarro e pontual... Vou tentar ser o mais sucinto possível para um entendimento rápido e eficiente.

Desenvolvi um agente integrador entre um sistema legado e o SAP, este agente trabalha com um banco integrador, onde o sistema legado deposita as informações, o agente leva para o SAP, e depois devolve para o banco integrador o feedback da integração, seja positivo ou não. Essa integração funciona em duas vias, tanto o sistema integrador para o SAP, quanto o SAP para o sistema de integrador, utilizando um banco de dados como meio de comunicação.

Diante o descritivo acima, vamos ao problema... Em um determinado momento (sim, um determinado, algo esporádico, dentre 1 milhão de notas, vem uma com problema) o add-on integra a nota fiscal de saída com seus devidos impostos retidos na fonte, e a integração é apenas o código do imposto, os valores ficam a cargo do calculo interno do SAP, conforme a imagem abaixo:

Na imagem acima, somente o campo ID_EXTERNO é integrado, este campo representa o código do imposto, os campos VALOR e VALOR_ALTERADO servem para marcar o valor inicial do imposto que foi calculado no SAP, e se houver alterações, o add-on inclui no campo VALOR_ALTERADO, assim, é só subtrair o campo VALOR_ALTERADO - VALOR e saberá se houve acréscimo ou decréscimo.

Neste caso específico, a nota tem imposto retido na fonte e o SAP deveria ter calculado, mas na pratica não foi o que ocorreu:

Depois de tentar descobrir quais possíveis causas que poderiam afetar isso dentro do SAP, inclusive solicitando apoio de consultores, eu pensei em cancelar a nota acima e reenviar ela para a integração a partir da base de dados, na tentativa de repetir o mesmo erro que aconteceu, só que para minha surpresa, o SAP calculou certinho, conforme as imagens abaixo:

Notem que utilizei as mesmas características da nota que deu problema no calculo de imposto, mas na segunda tentativa, o SAP calculou corretamente, segue abaixo o trecho de código em C# que utilizo para integrar tal informação:

A principio, a solução que pensei foi integrar o código e o valor do imposto retido na fonte, e de fato isso corrige o problema, mas o cliente precisou criar toda uma rotina para fazer tal calculo, sendo que o SAP faz isso. Realizei testes pela propria interface do SAP e não consegui simular estre problema, e em diversas integrações via DI API, também não consegui simular tal situação, somente no cliente, e é uma margem de quase 99,9% certo e uma com esse problema, em números podemos dizer que é uma em um milhão.

Minha sugestão para aqueles que enfrentarem o mesmo problema que eu, é integrar o código e o valor do imposto, é mais seguro, porém é mais trabalhoso, conforme o trecho de código abaixo:

Hoje não consigo determinar de fato qual situação devo fazer para dar este problema, logo não consigo criar evidências concretas para a abertura de um chamado e a SAP atue para nos ajudar, então continuarei investigando para descobrir a causa deste problema, e claro, contando com ajuda da vasta comunidade de desenvolvedores SAP SDK para solucionar esta situação.

É isso, muito obrigado pela atenção de todos e mãos a obra!

PS: A equipe da SAP, seria de grande ajuda o diagnostico deste problema, então se puderem me surpreender e descobrir a solução, ficarei extremamente grato.

Informações técnicas

SAP Business One 9.2 PL7;

Microsoft Visual Studio 2017;

Microsoft SQL Server 2012;
6 Comments
Labels in this area