Pessoal agora vamos falar um pouco da fase de monitoração e controle dos projetos SAP, fase esta que pode significar o sucesso ou insucesso do projeto e de todo o trabalho envolvido, ou seja monitorar e controlar o trabalho do projeto refere-se ao acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento. O monitoramento é um aspecto do gerenciamento executado do início ao término do projeto.
Ele inclui, a coleta, medição e distribuição das informações de desempenho e a avaliação das medições e tendências para efetuar melhorias no processo.
O monitoramento contínuo fornece à equipe de gerenciamento uma compreensão clara da saúde do projeto, identificando quaisquer áreas que possam requerer atenção especial. O monitoramente e o controle do trabalho do projeto concerne à(ao):
- Comparação do desempenho real do projeto com o plano de gerenciamento do projeto;
- Avaliação do desempenho para determinar se quaisquer ações corretivas ou preventivas são indicadas e então recomendá-las se necessário;
- Identificação, análise e acompanhamento de novos riscos e o monitoramento de riscos existentes, Garantindo que sejam identificados, que o seu acompanhamento seja reportado e que os planos apropriados de resposta a riscos sejam implementados;
- Manutenção de uma base de informações precisas e oportunas a respeito do(s) produto(s) do projeto e suas relativas documentações do início ao término do projeto;
- Fornecimento de informações para dar suporte ao relatório de andamento, medição de progresso e previsão;
- Fornecimento de previsões para a atualização do custo e informações do cronograma atuais;
- Monitoramento da execução das mudanças aprovadas conforme ocorrem.
Marco
Produtos e projetos validados e controlados.
1- Controlar projeto
Descrição:
O controle do projeto é atingido quando é possível obter informações precisas sobre o seu andamento e quando – com base na análise destas informações – é possível realizar ações que conduzam o projeto de volta aos seus objetivos de prazo, uso de recursos e qualidade, previamente estabelecidos.
Atividades:
- Controlar escopo;
- Controlar prazo;
- Controlar custo;
- Controlar qualidade;
- Controlar indicadores do projeto;
- Comparar desempenho real com o planejado;
- Revisar planos e cronograma;
- Identificar riscos.
Envolvidos:
2- Analisar Relatórios de desempenho
Descrição:
Os Relatórios de Desempenho deverão conter dados relevantes para o controle de tarefas específicas que estão sendo conduzidas de acordo com a programação. A frequência dos relatórios deverá ser suficientemente adequada para permitir o controle a ser exercido durante o período no qual a atividade foi programada para ser concluída. A sua adequação à dinâmica do projeto é fundamental..
Atividades:
- Informar desempenho do projeto;
- Analisar desempenho do projeto
Envolvidos:
- Gerente do projeto
- Patrocinador
- PMO
3- Controlar mudanças
Descrição:
Controlar mudanças consiste na análise das ações corretivas propostas e seus respectivos impactos sobre o projeto como um todo.
Atividades:
- Analisar impacto;
- Analisar riscos e implementar planos de ação quando necessário.
Envolvidos :
Best Regard's
Gilberto Disessa Junior